Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

grafite

Artista de rua brasileiro cria grafites carregados de reflexões

Foto: Reprodução

Artista de rua brasileiro cria grafites carregados de reflexões
Nos últimos cinco anos, o personagem Gurulino estampou as páginas do caderno de anotações do artista Pedro Sangeon, que trabalha com intervenção urbana desde 2002. Após alguns anos na Europa, onde estudou meditação e yoga, ele fez com que Gurulino se tornasse um ‘mensageiro’, através do graffiti pelas paredes de Brasília.

Com um ar naturalmente zen, Gurulino é acompanhado de frases reflexivas e um tanto quanto poéticas, como “mais amor sem favor”, “coração em paz, boas escolhas” e muitas outras, que mostram um pouco desse universo silencioso e de auto conhecimento através da meditação diária, praticada pelo autor dos desenhos, claro. Ele pratica o chamado “humor contemplativo e espirituoso”.

Segundo Sangeon, a época em que morava em Barcelona e deu uma pausa nos projetos artísticos mudou a sua vida, pois então passou a praticar e se dedicar à yoga, sem pretensão alguma. Foi o divisor de águas para que se tornasse então professor na área e criasse o Gurulino. “No lugar de aprender a ser um acumulador de imagens, aprendi a esvaziar-me de imagens. No lugar de criar poéticas, silenciar, e a partir desse lugar silencioso, criar”, contou ao Hypeness.

Não dá para negar que o simpático guruzinho tem algo de diferente, ainda mais ao passar mensagens de calmaria no meio às cidades por onde passa, tão barulhentas, poluídas, cheias de caos e pixações carregadas de revolta – não menos importantes, claro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet