Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

pede ajuda

Artista plástico faz intervenção urbana e chama atenção para importância de Maria Taquara

Foto: Reprodução

Artista plástico faz intervenção urbana e chama atenção para importância de Maria Taquara
Há cerca de um mês o artista plástico João Sebastião Costa teve uma ideia para trazer de volta à tona uma personagem histórica de Cuiabá que, segundo ele, não recebe a devida homenagem: Maria Taquara. Para isso, ele começou a pintar quadros sobre ela e, além disso, tirar fotos pela cidade vestido com roupas brancas e com uma trouxa de roupas na cabeça.

Leia mais:
Uma figura folclórica a caminhar por Cuiabá, mulher da vida e de calças, assim foi Maria Taquara
Governo lança programa de incentivo à Economia Criativa, a "saída para a crise"

“Este é um movimento que eu chamo de transmitologismo. Eu quero trazer o chamar a atenção para esta personagem, que hoje está em um pedestal muito baixo e numa região suja, horrível”, lamenta o artista. Seu objetivo final seria levar a estátua de Maria Taquara para a Avenida Rubens de Mendonça, e com um pedestal maior.

Segundo João, a avenida seria ideal porque é de Rubens de Mendonça a frase “Tudo o que morre em Cuiabá, morre pra sempre”. “Nossa cultura só é lembrada porque a gente faz ela ser lembrada. Então quero passar a mensagem e manter viva a memória de Maria Taquara”, explica o pintor.



Maria Taquara foi uma mulher pobre, negra, que trabalhava como lavadeira. Ela foi, também, uma transgressora da moral e dos bons costumes, e é conhecida como a primeira mulher a usar calças compridas em Cuiabá, na década de 40. “Ela era uma trabalhadora, que também ia ao necrotério para lavar os corpos dos indigentes... é importante lembrar tudo o que essa mulher fez. Você imagina o que era uma mulher usar calça naquela época?”, afirma João Sebastião.

Para trazer mais força a seu movimento, o pintor convida todos os artistas da cidade a fazerem parte de seu ‘transmitologismo’. “De qualquer forma... se a pessoa pinta e quer pintar um quadro sobre Maria Taquara, se ela escreve e quer escrever um poema sobre ela... compor um rock, um samba, um lambadão... tudo para elevar esse nível e chamar mais atenção para a importância dela e erguer tudo o que ela fez de bom para a sociedade”, finaliza o artista.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet