Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

grafite

Artistas ocupam trincheira Jurumirin e protestam contra prisão de grafiteiros ; Veja fotos

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Artistas ocupam trincheira Jurumirin e protestam contra prisão de grafiteiros ;  Veja fotos
Um grupo de artistas se reuniu no final da tarde desta terça-feira (27) na trincheira Jurumirin, na Miguel Sutil, para uma ocupação artística em protesto à prisão de três artistas que grafitavam a trincheira do Santa Rosa na madrugada do último
domingo (25).

Leia mais:
Três são detidos grafitando trincheira do Santa Rosa e alegam "incentivo" do Governo do Estado
André Gorayeb: As ilustrações que refletem sua alma e chegam até a alma dos outros

A Ocupação desta terça foi organizada pelas redes sociais, que chamavam quem quisesse “Pintar, dançar, cantar, ajudar e compartilhar”. No local, a maior parte dos artistas pintava as paredes ou escrevia frases de protesto.

O artista plástico Adriano Figueiredo Ferreira era um dos que estavam pintando. “A arte não pode ter limite, tem que estar em todo lugar. Quando eu vi que alguns colegas meus foram censurados, resolvi vir e dar apoio”, comentou o artista, que normalmente pinta telas. Para Adriano, a solução é mostrar que a classe artística está unida e aumentar o diálogo entre o governo e a Polícia Militar, já que as redes sociais do governo elogiaram o grafite feito na trincheira.

O tatuador Siq, um dos que ajudou a grafitar a trincheira, contou que na noite de domingo os policiais contaram que receberam mais de 20 denúncias da população: “Tem que haver mais diálogo também com a população, pra que ela entenda que o que estamos fazendo é grafite e não pixação. Não é vandalismo, estamos tentando embelezar a cidade”, afirmou.

Outra artista presente no local era Maria Clara Bertulio, atriz. Ela escreveu na parede as frases “De que adianta cabelo liso e as ideias enroladas na cabeça” e “Je suis periferia / arte cuiabana”. Segundo a atriz, o movimento de ocupação é importante porque traz a arte para as ruas: “Isso tira a arte de dentro dos museus, leva ela até quem não tem acesso, aos mais pobres”, comentou.

Maria Clara afirmou, ainda, que seus dizeres eram “Contra a ditadura da chapinha e valorizando os ancestrais”.

Buscando maior diálogo, o Governo de Mato Grosso vai promover um debate com os artistas da cidade na próxima quinta-feira (29) no Palácio da Instrução. Segundo o convite do Facebook: “Identificação das demandas do setor, apresentação das metas dos 100 primeiros dias de gestão e o início do debate sobre a arte urbana espontânea nos municípios são algumas das pautas”.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet