Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

neste sábado

Ator Cuiabano interpreta tio de Rondon em filme exibido na Rede Globo

Foto: Reprodução/Da Assessoria

Ator Cuiabano interpreta tio de Rondon em filme exibido na Rede Globo
Uma reedição da minissérie sobre a vida de Marechal Rondon, exibida em novembro de 2014, vai ao ar em forma de filme no Supercine deste sábado (9) e Romeu Benedicto, ator cuiabano, é um dos destaques da montagem. ‘Rondon Pagmejera – O Grande Chefe’ narra a vida do Marechal a partir da história contada pelo próprio protagonista na velhice, interpretado por Nelson Xavier. Romeu Benedicto interpreta Manuel Rodrigues da Silva Rondon, tio do Marechal.

Leia mais:
Figurinista da série "Rondon, O Grande Chefe" trabalha desde os 13 anos como estilista em Várzea Grande; Conheça!
Bisneto de ex-presidente americano vem a Cuiabá falar sobre a relação de seu bisavô com Rondon

Rondon foi criado pelo tio, que era Capitão da Guarda Nacional, partir de 1873, depois da morte de sua mãe. Estudou na escola Mestre-Cruz e na Professor João B. de Albuquerque, além de formar-se professor no Liceu Cuiabano. Em 1881, foi para a Escola Militar do Rio de Janeiro. Seu sobrenome ‘Rondon’ foi adicionado ao nome ‘Cândido Mariano da Silva’ apenas com autorização do Ministério da Guerra, em homenagem ao seu tio.

“O tio Manoel foi fundamental na vida e na formação de Rondon. Fiquei muito feliz e emocionado em poder interpretar um personagem com tamanha importância na história do Brasil”, destacou Romeu Benedicto. Para o ator, que começou a vida artística como amador na Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá, é um privilégio atuar em filmes e novelas de destaque nacional. “Estou na estrada há praticamente 30 anos e não é fácil conquistar este espaço. Sou muito grato por todas as oportunidades que tive e tenho de representar Mato Grosso no cenário estadual e nacional”, completou Romeu.

O filme é uma produção de Marcelo Santiago e Rodrigo Piovezan. O elenco conta ainda com a participação dos atores Rui Ricardo, que interpreta Rondon na juventude, e Marcos Breda, que vive o presidente Getúlio Vargas.

Sobre o ator

Romeu Benedicto começou sua carreira por iniciativa própria, fazendo apresentações locais e depois nacionais em Curitiba (PR), Salvador (BA) e interior de Mato Grosso. Foi premiado no Festival de Cinema de Mato Grosso como ator revelação e atuou uma temporada na Europa com o monólogo “O Belarmino e o Guardador de Ossos”, texto de Guilherme Dikie, escritor mato-grossense.

Além disso, o ator também fez “O Salário dos Poetas”, do mesmo autor, com dramaturgia europeia e direção de Jão Brites e Amaury Tangará. Já atuou em Malhação e Carga Pesada, na Rede Globo, e em novelas da emissora como Pecado Capital, Duas Caras, Belíssima e Cordel Encantado. Na Record, participou da novela Bicho do Mato, gravada em Cáceres.

No mundo do humor, há 15 anos Romeu criou o personagem Totó Bodega, que representou Cuiabá durante a Copa do Mundo no site do Ministério dos Esportes. Segundo o ator, a inspiração para o personagem veio de sua infância em Cuiabá e no Coxipó do Ouro, no Arraial dos Freitas. Ele conta que lá existia um homem chamado Dito Baixo que vivia com camisa apertadinha de cor extravagante e cabelo com brilhantina, assim como Totó.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet