Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

Copa do Pantanal

Bares e restaurantes lucram o dobro durante a Copa em Cuiabá, mas têm que se adaptar; Veja fotos!

24 Jun 2014 - 17:18

Da Redação - Isabela Mercuri e Arthur Santos

Bares e restaurantes lucram o dobro durante a Copa em Cuiabá, mas têm que se adaptar; Veja fotos!
A Copa do Mundo em Cuiabá acaba hoje, e vai deixar saudades não só nos torcedores mas também nos comerciantes da capital. O Restaurante Choppão, localizado na Praça Oito de Abril, é um dos estabelecimentos que lucrou com o mundial.



No horário de almoço desta terça (24), dia de jogo do Japão contra a Colômbia, um grupo de vinte japoneses veio almoçar no local, junto com um guia turístico. Como eles ligaram antes para fazer a reserva, a cozinha do Choppão se preparou para servir o escaldado. Algo excepcional, já que em 40 anos de atividade, este prato tem sido servido somente à noite.

Leia mais: Veja galeria de fotos dos torcedores que tornaram a vitória do Brasil ainda mais bonita

De acordo com o gerente do local, Pedro Carlos da Penha, o número de clientes dobrou nas últimas semanas. “O Choppão já está acostumado, toda comemoração na cidade é finalizada aqui: eleições, jogos de times brasileiros, eleição de Cuiabá para sub-sede”, comentou Pedro.

No entanto, durante a Copa do Mundo a lotação foi diferente, já que diversos turistas internacionais passaram pelo restaurante. Algumas adaptações foram feitas: o cardápio foi digitalizado em três línguas (inglês, português e espanhol), e um QR code (código de barras que quando escaneado por um smartfone ou tablet, decodifica uma página com texto e/ou link que vai redirecionar para outra página) foi criado para o acesso a ele. Além disso, o restaurante comprou dois tablets para facilitar o acesso ao QR code, e contratou uma recepcionista bilíngüe.

Pedro conta que chilenos e colombianos foram os turistas que mais vieram ao Choppão. Ele afirma ainda que os pratos preferido dos estrangeiros são as carnes, e que eles não economizam na alimentação: a maioria come sozinho um prato à la carte, que serve duas pessoas.

Ditado Popular


Outro estabelecimento cuiabano que investiu nas mudanças para a Copa foi o bar e restaurante Ditado Popular, localizado na Praça Popular.



O bar já era ‘point’ nos finais de semana e feriados, mas a gerência sentiu necessidade de aumentar o espaço por causa do mundial. Segundo o sub-gerente, Luan Galvão, o “espaço Copa”, uma extensão que foi aberta este mês, disponibilizou mais trinta mesas (em torno de 200 lugares) para os clientes.






Luan conta que a ideia de expandir o bar já era antiga, mas com a chegada da Copa a inauguração teve que ser imediata. Outra mudança feita durante este período foi a cobrança de R$30 reais de entrada para homens e R$20 para mulheres: “Tivemos que tomar esta medida porque muitas pessoas estavam saindo sem pagar. Fechamos os arredores e agora damos um recibo que o cliente tem que mostrar na saída”.

Ao falar sobre os estrangeiros, Luan afirma o mesmo que o gerente do Choppão: “a maior pedida é picanha, e eles comem bastante!”. Quando o assunto é bebida, a campeã de vendas é a brasileiríssima caipirinha.

Apesar do grande número de clientes estrangeiros, o bar não fez uma versão impressa do cardápio em inglês. A mudança foi de tamanho, já que para a Copa foi feito um cardápio resumido, com os pratos mais pedidos. A solução para a barreira da língua foi o QR Code e o cardápio digital. 



Nos arredores do Ditado Popular, a polícia fechou as ruas de acesso à praça, para evitar problemas como os que aconteceram no dia do jogo do Chile contra a Austrália: “Nós não tivemos problemas com os turistas aqui dentro. Mas do lado de fora tinha gente tentando virar os carros que passavam na rua”, conta Luan, que viu o acontecido de dentro do bar.

A Copa do Mundo em Cuiabá acaba nesta terça (24), com o jogo da Colômbia contra o Japão.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet