Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

Palácio da Instrução

Biblioteca Pública suspende atendimento para reforma e volta a emprestar livros após 10 anos de hiato

Foto: Assessoria/SEC-MT

Biblioteca Pública suspende atendimento para reforma e volta a emprestar livros após 10 anos de hiato
A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça suspenderá o atendimento ao público a partir do dia 15 de agosto e permanecerá fechada até o início de novembro. O atendimento será suspenso por conta de uma reforma no Palácio da Instrução, onde a biblioteca está instalada, para que o local possa receber a 31ª Bienal de São Paulo.

Leia mais:
Mato Grosso tem 138 bibliotecas públicas cadastradas em nova plataforma de localização das unidades do Ministério da Cultura
Biblioteca Pública Estevão de Mendonça ganhará novo espaço mais moderno e revitalizado

O período de inatividade na biblioteca será aproveitado para higienizar o acervo e dar continuidade ao processo de catalogação e informatização feito pelos servidores. Hoje, dos 100 mil volumes que compõem o acervo, apenas 30% estão catalogados.

A reabertura, em novembro, virá acompanhada de outra novidade: a retomada do empréstimo de livros, que não acontece há dez anos. “A Biblioteca vai reabrir sem nenhum prejuízo no seu funcionamento, muito pelo contrário, vai reabrir com melhorias e mais qualidade. Grande parte do acervo já terá sido catalogado e poderá ser emprestado, o que não é feito há dez anos”, observou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Leandro Carvalho.

Criada no ano de 1912, a Biblioteca Pública leva o nome do seu primeiro diretor, o escritor e historiador Estevão de Mendonça. A última reforma no prédio aconteceu em 2004.

Em breve, a biblioteca será transferida para a Casa Barão de Melgaço, onde será instalada de modo permanente. A mudança está prevista para o segundo semestre de 2016, após o fim das reformas no espaço que abriga a Academia Mato-grossense de Letras (AML) e o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT). "Com a mudança para a Casa Barão a Biblioteca Pública vai ganhar um novo conceito, será um espaço dedicado à informação, ao conhecimento e à cultura", afirmou o secretário.

A mudança para o novo endereço faz parte do projeto Conexões Urbanas, uma das ações prioritárias da Secel que prevê a criação, integração e fortalecimento de equipamentos como museus, bibliotecas e teatros, inseridos dentro de um roteiro cultural.

Em Cuiabá o Conexões Urbanas envolve a reforma e readequação de sete equipamentos culturais estaduais localizados na região central. São eles: Museu Histórico, Museu de Arte, Centro de Economia Criativa, Cine Teatro Cuiabá, Arquivo Público, Casa dos Governadores e Casa Barão de Melgaço.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet