Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Tecnologia

Brasil já tem mais smartphones que computadores

 De acordo com o 26º Relatório Anual de tecnologia da Informação, divulgado pela Fundação Getúlio Vargas, o Brasil possui mais smartphones do que computadores, notebooks e tablets em uso: são 154 milhões de celulares inteligentes, contra 152 milhões de computadores. Destes 152 milhões, 24 milhões são tablets.

Dentre os aparelhos listados como computadores, Ao todo, o país possui 306 milhões de dispositivos conectados à internet, um total de aproximadamente três dispositivos para cada dois habitantes do país, o que coloca o Brasil acima da média mundial de dispositivos por habitante.

A 26ª edição da Pesquisa Anual do Uso de TI da FGV também mostra que desde 1988, o número de computadores no Brasil dobra a cada quatro anos. Dessa forma, o documento prevê que, em 2017, o Brasil terá 208 milhões de computadores, o que deve equivaler a um PC por habitante.

O estudo mostra também que 2014 marcou a primeira vez em trinta anos que a venda de PCs diminuiu. O resultado desse ano foi 10% menor que o de 2013. A pesquisa especula, no entanto, que a venda de computadores em 2015 será 8% maior que a do ano anterior, graças ao crescimento da venda de tablets, que respondem por mais da metade do valor total de vendas dessa categoria.

Com relação a televisões, o Brasil possui atualmente 212 milhões de aparelhos. Isso representa aproximadamente 26 TVs para cada 25 habitantes (104% per capita), o que coloca o Brasil acima da média mundial.

Uso de TI nas empresas
Ainda seguindo a pesquisa, a porcentagem da receita de empresas investida em tecnologia da informação triplicou em vinte anos. Em 1994, as empresas investiam em média 2,5% de seu faturamento nessa área; em 2014, essa porcentagem foi de 7,6%. Entre bancos, esse número saltou de 4,5% em 1994 para 13,8% no ano passado. Nas indústrias de capitais abertos, cada ponto percentual investido a mais em TI correspondeu, em média, a um lucro 7% superior após dois anos.

A pesquisa revelou também que a Microsoft continua a dominar os computadores de empresas, tanto com seu sistema operacional quanto com seus aplicativos. Atualmente, 97% das empresas utilizam Windows em seus computadores, e 71% utilizam o sistema operacional também em seus servidores.

O Internet Explorer também é utilizado como navegador em 85% das empresas (contra 8% que utilizam o Chrome e 6% que adotam o Firefox), e 74% delas utilizam o Outlook como solução para comunicações digitais corporativas (em segundo lugar está o Lotus, com 8%, e o Gmail em terceiro, com 7%).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet