Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Tecnologia

inovação

Brasileira cria luminária inovadora que interage com o toque

Foto: Reprodução

Brasileira cria luminária inovadora que interage com o toque
Você já deve ter visto aquelas caixas cheias de pinos que tomam a forma de qualquer coisa que você encosta. É comum encontrar o objeto decorando a sala da casa ou a mesa do escritório de alguém. E, ao se deparar com uma, é inevitável passar uns bons minutos criando desenhos tridimensionais nela.

Esse brinquedo de adulto se chama Pin Art (ou Pinscreen). E foi inspirado nele que a designer brasileira Isabelle Verona desenvolveu a OPSIN. A OPSIN é uma luminária que permite às pessoas interagirem com sua luz. Ela tem a superfície coberta por pinos que, quando pressionados, se acendem. Como são muitos e muitos pinos, é possível criar formas desenhando nas próprias luzes do objeto.

O nome OPSIN foi retirado de um conjunto de proteínas encontrado na retina humana, responsável por absorver e transmitir a luz para o cérebro. De forma semelhante, os pinos absorvem o impulso mecânico e transmitem luz de volta para a pessoa.

A intensidade do brilho é proporcional à profundidade que os pinos são pressionados. Quanto mais fundo, mais brilhante. E quanto mais pinos acionados, maior a luminosidade da peça como um todo. Para apagar as luzes, a parte frontal deve ser apertada até o fundo da peça. Ou seja, se ela estiver pendurada, basta empurrá-la contra a parede para retornar à posição inicial.

O vídeo a seguir mostra de forma lúdica como a luminária funciona:



Conheça a luminária que gera energia a partir da respiração humana.

Todas as fotos © Isabelle Verona
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet