Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Turismo

cachoeira do tombador

Cachoeira em Nobres será aberta para educação, pesquisa e turismo sustentável

Foto: Sil Mendes/ Nobres Mato Grosso

Cachoeira em Nobres será aberta para educação, pesquisa e turismo sustentável
Tombada como Patrimônio Natural em dezembro de 2014, a cachoeira do Tombador é parte de uma reserva natural em Nobres (142 Km de Cuiabá). Propriedade da fábrica Votorantim Cimentos, em breve o local será aberta para atividades de educação ambiental, pesquisa científica e turismo sustentável.

Leia mais:
Aeroporto Marechal Rondon terá mais três voos semanais entre Cuiabá e Vilhena

De acordo com a assessoria, O objetivo da empresa é estruturar com o poder público municipal um planejamento para viabilizar o acesso direcionado, respeitando a biodiversidade local. A área da cachoeira, de propriedade da Votorantim Cimentos, possui 296 hectares e recebeu, em dezembro de 2014, o título de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), da Secretaria de Estado Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema).

No Brasil, as RPPNs são regulamentadas pelo Decreto Federal 5.746/2006, como categoria de unidade de conservação (UC), integrante do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), que foi instituído pela lei 9885/2000. Em 2014, a Votorantim Cimentos solicitou o reconhecimento da área pela Secretária de Meio Ambiente do Estado, que foi averbada em cartório em janeiro de 2015.

Segundo o gerente da fábrica de cimentos da Votorantim Cimentos em Nobres, Orlando Araújo, como proprietária da área, a empresa poderia concluir o Plano de Manejo no prazo de três anos após a criação da RPPN, mas optou por construir o Plano com participação do poder público e da comunidade em um menor prazo. O Plano consiste em um documento técnico que, baseado nos objetivos gerais de uma Unidade de Conservação, estabelece seu zoneamento e as normas que devem regular o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação de estruturas físicas necessárias à gestão da RPPN.

Com a criação da RPPN, que inclui a área Cachoeira do Tombador, e da elaboração do Plano de Manejo, a Votorantim Cimentos busca contribuir para a conservação de uma importante área preservada no município, além de incentivar a arrecadação de ICMS ecológico.

“Propusemos essa reunião com a Prefeitura para apresentarmos a RPPN, e demonstrar nossa intenção em iniciar brevemente o Plano de Manejo que definirá as formas de acesso para atividades de educação ambiental, pesquisa científica e turismo sustentável controlado. É uma iniciativa que está em sintonia com o nosso compromisso de fomentar o desenvolvimento das comunidades nas quais estamos inseridos, construindo um legado ambiental”, afirmou Orlando.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet