Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

Coração Azul

Campanha contra o tráfico de pessoas ganha apoio do Museu da Caixa D’Água com luzes azuis

Foto: Marcos Vergueiro

Campanha contra o tráfico de pessoas ganha apoio do Museu da Caixa D’Água com luzes azuis
O Museu da caixa D’Água ganha ton de azul a partir desta segunda-feira. As 19h, luminárias azuis serão acesas em apoio a Semana de Mobilização Contra o Tráfico de Pessoas, denominada “Coração Azul”. A medida é uma ação da Prefeitura de Cuiabá em solidariedade às pessoas traficadas. Nós próximos dias, as luzes ficarão ligadas das 18h às 4h da madrugada, iluminando o local até o dia 31 de julho.

Leia mais:
Outubro Rosa: Saiba como a mamografia pode salvar a sua vida
Novembro azul busca quebrar preconceitos e conscientizar os homens sobre o câncer de próstata

O Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Pessoas é celebrado no dia 30 de julho. Com a campanha oficialmente lançada em 2013 pelo Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crime, a “Coração Azul” tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre o problema e inspirar aqueles que detêm poder de decisão a promover as mudanças necessárias para acabar com esse crime.

No Brasil, a iniciativa é coordenada pelo Ministério da Justiça, e tem a participação de vários órgãos públicos e não-governamentais. Em vários estados, os prédios vão ser iluminados de azul como um alerta à população.

Em Cuiabá, a campanha segue até o dia 31 de julho e ocorre em parceria com o Governo do Estado, através do Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos.

O governador Pedro Taques enfatizou, em reunião de lançamento da campanha no Palácio Paiaguás, que o governo de Mato Grosso irá empenhar todos os esforços para o combate efetivo do tráfico de pessoas. “Nós não vamos ficar só no discurso neste Estado de Transformação. Queremos realizar ações para evitar que este crime aconteça. Não podemos permitir que o ser humano seja tratado como uma coisa sem valor”, avaliou.

A representante da sociedade civil no Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, Ana Emília Sotero, também participou do lançamento e declarou que, para ela, conscientização é fundamental para o combate a este crime: “o tráfico de pessoas é um crime muito difícil de ser configurado e levado ao judiciário. As mulheres são as mais atingidas e o mais difícil é que muitas vezes as vítimas não se sentem como tal. Há o entendimento que as mulheres traficadas para exploração sexual, por exemplo, são culpadas ou querem estar ali. É preciso conscientizar e ampliar o debate”.

Em 2012, o Estado de Mato Grosso instituiu o Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Em maio de 2013 foi aprovado o Plano Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de Mato Grosso – PETRAP-MT. O plano é constituído por três eixos: Prevenção, atendimento as vítimas e repressão.

Para combater o tráfico de pessoas é necessária a participação da população em conjunto com o Estado, para isso, o governo disponibiliza a rede de núcleos e posto estaduais e municipais de enfrentamento ao tráfico de pessoas, a rede consular para apoio no exterior, os serviços Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos, o Ligue 180, da secretaria de Políticas para as Mulheres. Também é possível encaminhar denúncias pelo e-mail da Polícia Federal: urtp.ddh@dpf.gov.br

A programação da “Coração Azul” conta ainda com campanhas socioeducativas, atos públicos, entrega de panfletos na Rodoviária de Cuiabá e no Aeroporto Marechal Rondon, palestras com a sociedade e uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet