Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

o circo

Capucine Picicaroli lança mais uma exposição inédita na Casa do Parque

Foto: Reprodução/ Da Assessoria

Capucine Picicaroli lança mais uma exposição inédita na Casa do Parque
Depois do sucesso de sua exposição “16...conte outra vez”, ainda aberta ao público no Museu de Artes de Mato Grosso, Capucine Picicaroli já prepara outras novidades para esta semana. Na quinta-feira (18), a artista plástica encerra a programação cultural da Casa do Parque com uma nova exposição: “O circo”.

Leia mais: Veja fotos da exposição que traz experiência interativa no mundo dos contos de fadas

O evento de inauguração começa às 19h com entrada gratuita. Além das obras inéditas, a exposição também terá instalações que remetem ao circo e repertório especial da DJ Xodó Castrillon. A entrada é gratuita.

Flávia Salem, idealizadora da Casa do Parque, comemora o fechamento deste ciclo. “Encerrar 2014 com a vibração das cores de Capucine Picicaroli é traduzir a alegria que sentimos em realizar este ano de trabalho tão intenso. Esta mostra encantará crianças e adultos num passeio pelo mundo místico e mágico do circo”.

A exposição de Picicaroli é uma série sobre o circo e suas várias nuances e composta, além do palhaço, por seus personagens tradicionais e multicoloridos.  Porém, tem também criações que remetem aos ‘freaks shows”, os shows de horrores que atraíam milhares de espectadores aos circos décadas atrás.

“Abordo a questão do circo pelo circo, porém as telas tem um toque muito pessoal, o que poderá levar o visitante a refletir sobre a forma de enxergar personagens estranhos antes explorados nos espetáculos”, explica a artista, referindo-se a atrações como a mulher mais gorda do mundo, mulher barbada, anomalias humanas ou aberrações da natureza.

E os circos ficavam lotados de pessoas que achavam a atrações estranhas e feias, porém tinham muita curiosidade em vê-las. “Às vezes as pessoas não enxergam o próprio defeito, mas criticam o defeito do outro. E as minhas telas trazem essa questão de enxergar o belo no ser estranho, diferente”, justifica a artista, cujos trabalhos geralmente são voltados para as questões humanas, mas abordadas de forma muito suave, para a livre interpretação do espectador. “Na verdade uma obra não se explica, se sente. É isso que queremos proporcionar ao público”, completa.

A exposição tem a curadoria de Willian Gama, da galeria Mirante das Artes, localizada em Várzea Grande. A escolha do curador foi atendendo a proposta de Capucine Picicaroli, desde que há dois anos passou a se dedicar exclusivamente às artes, que é de trabalhar com uma equipe multiprofissional. “Capucine buscou pessoas com exacerbada criatividade, que pudessem estabelecer uma linha de trabalho moderna e que sigam o real movimento da arte”, observa Willian Gama, estratégia que, segundo ele, está estabelecendo em Mato Grosso um novo ciclo nas artes plásticas.

O Circo, cuja produção executiva é de Luiz Fonseca, também conta com a assessoria técnica da arquiteta Patrícia Marques, da Casa dos Projetos, responsável pela instalação, segurança, ambientação, dimensão e estética da exposição que estreia na próxima quinta-feira na Casa do Parque. “Estamos trazendo para Mato Grosso sistema de organização já usado nos grandes centros culturais, porém pioneiro em nossa Estado”, conta a arquiteta.

“Quem é artista vive da arte. Porém, ser visto, ser visitado, é sua maior satisfação”, ressalta Capucine Picicaroli, que tem uma grande preocupação de atrair o público, especialmente o jovem porque, segundo ela, é preciso despertar novos artistas, novos talentos, novas gerações para substituir futuramente as atuais.

A artista, que é intensa e é a própria essência da arte, tão logo retornou à atividade já teve suas obras expostas em vários pontos de cultura do Brasil e também na França, Nova York e Finlândia.

Em Cuiabá, está com a exposição "16...  Conte outra vez" no Museu de Arte de Mato Grosso, que recebe de 60 a 80 visitantes por dia, e a exposição México Imaginário, no Mirante das Artes, encerrada no último domingo (14).

Serviço 

A Casa do Parque está localizada na Rua Marechal Severiano de Queiroz, 455, bairro Duque de Caxias, Cuiabá, próximo à entrada dos fundos do parque Mãe Bonifácia. Outras informações pelos fones 3365.4789 e 8116.8083.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet