Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

história, arte e cultura

Carros de luxo são tombados como patrimônio histórico de Mato Grosso pelo governo

Foto: Reprodução Secom MT / Chico Valdiner

Carros de luxo são tombados como patrimônio histórico de Mato Grosso pelo governo
Uma Limousine Willys Itamaraty Executivo e um Ford Landau Galaxie 500 são considerados agora patrimônio histórico, artístico e cultural de Mato Grosso. Tombamento foi feito pelo Governo do Estado e a confirmação do tombamento ocorreu no diário Oficial da ultima sexta-feira (25).

Leia mais: Centro de Ressocialização: Antigo Carumbé recebe projeto com palestras e concurso de redação

Segundo o Secretário de Cultura, Fabiano Prates, “É importante conservar estes veículos que foram de grande valia para o nosso Estado nas décadas de 60 a 80, permitindo que hoje a população mato-grossense tenha acesso a estes bens históricos”.

O Landau Galaxie 500 foi lançado em 1977, e era o carro mais luxuoso no Brasil na época. Foi usado por governadores e outras autoridades em visita ao estado de Mato Grosso.

Já o Itamaraty Executivo é um clássico nacional extremamente raro. Apenas 27 unidades foram produzidas (edição limitada), e o exemplar de Mato Grosso é o único que ainda é mantido por um Estado. O modelo do patrimônio mato-grossense foi o 15º produzido, na década de 1960.

Os dois modelos oficiais da limousine e do Landau fazem parte do Patrimônio Histórico do Palácio Paiaguás e ficam sob a guarda do Clube de Carros Antigos de Cuiabá. Eles serviram o Governo de Mato Grosso entre 1967 e 1983 e hoje integraram a exposição “Carros Históricos”, realizada em maio no Espaço Cultural Palácio do Governo. Os carros permanecem expostos no Salão Nobre do Palácio Paiaguás, com visitação aberta ao público.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet