Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Literatura

cultura viva

Casa Barão de Melgaço recebe dois eventos culturais esta semana; Veja quais

Foto: Stéfanie Medeiros

Casa Barão de Melgaço recebe dois eventos culturais esta semana; Veja quais
Por muito tempo, a Academia Mato-Grossense de Letras (AML) ficou adormecida. O mesmo aplica-se ao Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT). Ambas as instituições tem sede na Casa Barão de Melgaço que, em pouco mais de um ano, tornou-se um dos principais centros de encontros culturais do estado.

Leia mais: Com dois prêmios nacionais, poeta cuiabano lança livro na Academia Mato-Grossense de Letras
Terceiro dos eleitos para a AML em 2014 toma posse nesta terça; Conheça João Carlos Ferreira

Na semana passada, os salões do casarão ficaram lotados com parentes, amigos e admiradores de Rubens de Mendonça. Mas esta terça-feira (29) temos a continuidade de uma temporada de eventos culturais. Ainda hoje (29), às 19h30, a AML será a anfitriã do lançamento da segunda edição do livro “É”, de Matheus Jacob Barreto.

Com apenas vinte e um anos, Matheus já publicou três livros, ganhou dois prêmios nacionais de poesia, recebeu uma crítica elogiosa de um doutor em literatura contemporânea da Universidade de São Paulo (clique AQUI) e parte em setembro para estudar na Universidade de Heidelberg, na Alemanha, por onde já passaram 55 ganhadores do prêmio Nobel.


(Matheus Jacob)

Para aqueles que ainda não conhecem o trabalho de Matheus, o poeta, que atualmente cursa letras na Universidade de São Paulo (USP), voltou à sua terra natal para lançar a segunda edição de seu terceiro livro, chamado “É”. Publicado pela Editora Scortecci, o livro aborda o cotidiano, as coisas “palpáveis” da vida. “É um trabalho sobre coisas diárias, palpáveis, simples. É uma forma de tirar as coisas mais importantes das pessoas de forma compreensível e acessível”, disse Jacob.

Já na quarta-feira (30), é a vez do Instituto Histórico e Geográfico entrar em cena. O evento será de troca da presidência, que agora terá a frente João Carlos Vincente Ferreira. João Carlos nasceu no Paraná e, apesar de formado em publicidade, atuou como jornalista por muitos anos, seja escrevendo colunas em jornais, seja dirigindo documentários, programas, dentre outros.


(João Carlos)

Apaixonado por história, seu livro “Mato Grosso e seus municípios” já teve quatro edições – e está indo para a quinta – com venda de 28 mil exemplares. Em maio deste ano, o novo presidente do Instituto Histórico e Geográfico tomou posse na cadeira de número 27, cujo patrono é José Barnabé de Mesquita e o último ocupante é Ubaldo Monteiro da Silva. O evento de transferência será na Casa Barão de Melgaço às 19h30.

Serviço
 
Lançamento da 2° edição do livro “É”, de Matheus Jacob Barreto

Data: Terça-feira (29 de julho)
Local: Casa Barão de Melgaço
Horário: 19h30

Sessão solene de posse da Diretoria

(João Carlos Vincente Ferreira)
Data: Quarta -feira (30 de julho)
Local: Casa Barão de Melgaço
Horário: 19h30
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet