Olhar Conceito

Sábado, 25 de novembro de 2017

Notícias / Turismo

Casal sai de São Paulo de bicicleta e planeja chegar a Cuiabá em 45 dias

Da Redação - Laíse Lucatelli

31 Jul 2015 - 08:56

Foto: Silvia Ballan

Casal sai de São Paulo de bicicleta e planeja chegar a Cuiabá em 45 dias
A jornalista Claudia Hallage, 36 anos, e o historiador e fotógrafo Carlos Crow, 39 anos, começam na madrugada deste sábado (1º) uma viagem de bicicleta em que vão atravessar metade do país até chegar a Cuiabá. O casal paulistano planeja pedalar 2,5 mil km em 45 dias, desde São Paulo (SP) até o centro geodésico da América do Sul, nessa que será a primeira viagem da Expedição CicloAmérica. No caminho até a capital mato-grossense, eles planejam passar ainda pela Bolívia e pelo Pantanal.

Leia mais:
Quatro cuiabanos vão para os Estados Unidos jogar basquete em intercâmbio esportivo
É preciso sorte e paciência para observar onças de perto em MT; atividade atrai turistas do mundo todo (fotos)

No primeiro trecho da expedição, saindo da capital paulista, um grupo de ciclistas acompanha o casal até chegar ao município de Itu (SP). Claudia e Carlos então seguem viagem pelo interior de São Paulo até a divisa com Mato Grosso do Sul, no município de Três Lagoas (MS). De lá, eles atravessam o Estado rumo ao Oeste, até Corumbá, que fica na fronteira com a Bolívia.

Claudia e Carlos então entram no país vizinho, seguem até a cidade de Santa Cruz de La Sierra, e retornam para Mato Grosso do Sul. De Corumbá, a ideia do casal é pegar uma chalana até Porto Jofre, já em Mato Grosso, no município de Poconé. De lá, eles seguem pedalando pela rodovia Transpantaneira e pegam a BR-070 até Cuiabá. Depois, eles ainda vão pedalar pela MT-251 para conhecer a Chapada dos Guimarães.

“Certamente o trecho mais difícil será a Serra de Botucatu, no Estado de São Paulo, por ser serra e quase não ter acostamento, além de trechos com intervalo acima de 100 km entre cidades. Isso tem como consequência a falta de opções de alimentação, descanso e socorro, se for necessário”, observa Claudia.

Ideal cicloativista

A estimativa do casal é gastar, no máximo, R$ 2 mil com a viagem. Para isso, eles se inscreveram em sites como Couchsurfing e Warm Showers, que oferecem hospedagem gratuita em casas de voluntários – este último voltado para ciclistas. “Em último caso, também estamos levando barraca, fogareiro e toda a parafernália de camping”, diz Claudia. Apoios e patrocínios também são bem-vindos.

Carlos já fez algumas viagens curtas de bicicleta, enquanto Claudia nunca colocou sua “magrela” na estrada. A primeira viagem do casal a Cuiabá servirá também como experiência para uma volta de bicicleta por toda a América do Sul. Também está nos planos deles pedalar entre Minas Gerais e Alagoas, acompanhando o curso do Rio São Francisco.

“Essas viagens servirão também para plantar nossos ideais cicloativistas pelo uso da bike como transporte e objeto de transformação social. Por isso criamos uma logo em que o continente representa um braço de pedivela com o pedal na ponta, pensando na América do Sul como um pedivela que gira e muda sempre constantemente com novas ideias”, diz Carlos, que participa com Claudia de projetos e organizações não-governamentais (ONGs) que estimulam o uso da bicicleta.

A viagem de Carlos e Claudia pode ser acompanhada pelo Instagram, Facebook e pelo blog. O casal também pode ser contatado pelo e-mail expedicaocicloamerica@gmail.com .

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Wilsonfelixlima
    11 Ago 2015 às 22:20

    Parabéns, pra vocês, passaram em Lençóis Paulista, e buzinei pra vocês pena que não deu pra eu parar para tirar uma foto.

  • Arigó
    31 Jul 2015 às 15:31

    Deus os proteja e guarde...

Redes Sociais

Sitevip Internet