Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

Programação cultural

Centro Histórico de Cuiabá é tema de nova exposição no Misc; Saiba mais

Foto: Prefeitura de Cuiabá/ Michel Alvim

Centro Histórico de Cuiabá é tema de nova exposição no Misc; Saiba mais
As obras do artista plástico Francisco de Assis dialogam entre as técnicas da aquarela, desenho com lápis de cor e xilogravura. Para aqueles que ainda não conhecem o trabalho de Assis, o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc) lança nesta sexta-feira (19), às 19h, a exposição "Patrimônio em Detalhes". A mostra é gratuita e pode ser visitada até o dia 10 de outubro.

Leia mais: Musical traz o lirismo de Luciene Carvalho mesclado com o movimento hip hop

As obras de arte são desenhos e gravuras inspiradas no cotidiano de lugares e pessoas que interagem no Centro Histórico de Cuiabá. O conjunto de peças conjuga referências teóricas e afetivas que marcam o olhar do artista. Os trabalhos são simples e familiar na aparência, mas carregada de sentidos. Por isso mesmo essa sua exposição possui coerência com sua própria natureza.

De acordo com a Prefeitura de Cuiabá, ao todo são 23 peças emolduradas, cuja produção foi iniciada em 2012 e estão disponíveis para venda. De acordo com Francisco, a proposta de exposição não fazia parte de seus planos.  “Sempre andava pelo Centro e sentia vontade de registrar alguns momentos das pessoas com este lugar, que faz parte da história da cidade, mas não tive oportunidade de expor antes. Vejo minha arte como uma forma de representar estas pessoas e o resultado valeu a pena”, disse o artista.

Francisco de Assis Pereira de Araújo nasceu em Condado (PB), em 1990. Veio para Cuiabá ainda menino. É estudante de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Cuiabá (UNIC). Sua formação artística foi constituindo-se através de leituras, experimentações, participação em seminários e oficinas. 

O horário de visitação no Misc é de segunda a sexta das 8 às 18h. O Museu está localizado na Rua Voluntários da Pátria, nº 75 (Centro).

8ª Primavera dos Museus

Entre os dias 22 e 28 de setembro, o Museu do Rio “Hid Alfred Scaff”, Museu da Caixa D’água Velha e Museu da Imagem e do Som (Misc) celebrarão a 8ª Primavera dos Museus. O evento nacional é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e acontece simultaneamente nos principais museus do país.

Durante uma semana, os três estabelecimentos terão uma programação especial baseada na proposta anual do instituto. Neste ano, o tema “Museus Criativos” entra em cena em todo o Brasil. Todos os dias os visitantes poderão conferir uma programação diferente, além de também prestigiar as exposições fixas existentes em cada local.

Durante esta semana, o horário de funcionamento dos três espaços será diferente. O Museu da Caixa D’Água Velha abre suas portas de segunda a domingo (incluindo feriados) das 8h às 17h. O Misc funcionará de segunda a sexta, das 8h às 21h. Já o Museu do Rio estará aberto de terça a domingo, das 8h às 17h.

Confira a programação completa:

Museu da Imagem e do Som
Museu do Rio e Morro da Caixa D’água Velha
Museu do Rio e Morro da Caixa D’água Velha (continuação)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet