Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

Benedita

Cerveja cuiabana feita com furrundu conquista público no lançamento; Conheça!

Foto: Stéfanie Medeiros/ Olhar Conceito

Cerveja cuiabana feita com furrundu conquista público no lançamento; Conheça!
Música, vestidos e fitas coloridas, mesas lotadas e cerveja bem gelada. Em plena quarta-feira (11), o Gran Bazar Pac, na praça da mandioca, recebia o público para mostrar a mais nova cuiabana da cidade: a cerveja Benedita Furrundu Stout.

Leia mais:
Lançamento de cerveja cuiabana feita com furrundu acontece nesta quarta-feira

O lançamento oficial da bebida foi marcado por grande fluxo de pessoas. A fila para experimentar a cerveja artesanal cuiabana nunca estava vazia. Com coloração escura e gosto amargo, a Benedita tem como diferencial o furrundu, doce cuiabano feito com mamão, rapadura e gengibre.


(Anselmo Carvalho Pinto e Rodrigo Vargas no lançamento da Benedita Furrundu Stout)

“Neste primeiro lote, nós produzimos 3 mil litros, o que dá cerca de quatro mil garrafas. A produção em si foi feita Ribeirão Preto, mas com os ingredientes daqui. Nós levamos de ônibus para lá 60 quilos de furrundu produzido pela dona Eugênia Lírio. Desde o princípio queríamos algo de caráter cuiabano”, disse Anselmo Carvalho Pinto que, junto Rodrigo Vargas, criou a Benedita.

Na terça-feira (10), a Benedita Furrundu Stout foi avaliada pelo blog especializado em cervejas do jornal Estadão, de São Paulo (clique AQUI para ver). “É muita felicidade. Nós estávamos inseguros antes, nunca tínhamos feito uma produção como essa que, em termos de cerveja, ainda é pequena, mas para nós é grande. A reação das pessoas tem sido muito receptiva, é muita emoção”, disse Rodrigo Vargas ao Olhar Conceito.



Outro ponto interessante da Benedita é que a cerveja têm atraído consumidores que ainda não conheciam a cerveja artesanal. “Muitas pessoas que não estão acostumadas com este tipo de bebida estão procurando a Benedita. Tem gente que não gosta, acha muito amarga, mas, no geral, a recepção tem sido muito grande”, explicou Anselmo.

Para aqueles que perderam a inauguração e querem experimentar a Benedita, a cerveja “cuiabaníssima” está à venda em vários pontos da cidade (em todas as casas especializadas em cerveja, nos mercados Big Lar, etc). A viola de cocho que vêm junto com a cerveja são produzidas pelo artesão Sebastião Corrêa da Costa, o Tom, no bairro da Lixeira. A Benedita também pode ser encontrada em Chapada dos Guimarães, Rondonópolis, Tangará da Serra e Sinop.

Como começou



A Benedita Furrundu Stout não começou pronta e acabada. Apaixonados por cerveja, os jornalistas Anselmo e Rodrigo queriam produzir algo. Em 2012, compraram um kit para fazer a primeira experiência. Em julho de 2012, nasceu a primeira Benedita como uma pilsen.

Na segunda experiência, nasceu a Benedita Pale Ale com pixé. Só mais tarde, depois de alguns testes, Anselmo e Rodrigo tiveram a ideia de usar o furrundu. “E já na primeira leva percebemos que a qualidade era muito superior às outras que tínhamos feito”, explicou Anselmo.

Assim, a Benedita Furrundu Stout desenvolveu-se e chegou até os cuiabanos. Atualmente, os jornalistas e idealizadores da bebida já planejam a produção do segundo lote.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet