Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Chef Eliane Carvalho

Receitas & Magias

Chef Eliane Carvalho ensina como fazer escalope de filé mignon ao molho gorgonzola

Foto: Stéfanie Medeiros/ Olhar Conceito

Chef Eliane Carvalho ensina como fazer escalope de filé mignon ao molho gorgonzola
Filé mignon ao molho gorgonzola

Rendimento: 04 porções
Tempo de preparo: 1 hora



Ingredientes

01 filé mignon de + ou – 1 1/2k
Sal
Pimenta moída na hora
Suco de 1 limão
Páprica doce
Azeite para dourar o filé
P/ o molho:
300 g de creme de leite fresco
150 g de leite
120 g de manteiga
80g de manteiga + 80g de farinha de trigo p/ engrossar
180 g de queijo gorgonzola
60 g de cebola picadinha

Preparo: Retire apenas a parte roliça do filé (se quiser enrole com barbante p/ não perder a forma arredondada), tempere com sal, pimenta, limão e páprica. Doure bem em uma panela com azeite quente. Passe para uma assadeira e deixe no forno por cerca de 10 minutos (caso queira mais passado deixe mais). Enquanto o filé está no forno prepare este molho: e uma panela, coloque uma parte da manteiga e doure a cebola (adicione vinho branco se quiser), espere evaporar o álcool, acrescente o creme de leite, o leite e o queijo picado, quando abrir fervura, adicione a farofinha de manteiga com farinha de trigo aos poucos sem parar de mexer até dar uma leve engrossada. Sirva os escalopes regados com o molho acompanhado de um purê de batatas doce ou alguma outra coisa de sua preferência.



Por que escolhi este prato? Porque sou louca por filé mignon, fico imaginando mil maneiras de prepara-lo para variar. Aprendi a preparar molhos deliciosos com os mais diversos ingredientes utilizando sempre a técnica da cozinha francesa. Gosto de preparar este molho ou com Gorgonzola ou com Roquefort. Muito cuidado ao harmonizar vinhos com este queijo, por ser bem marcante. Como acompanhamento? O que vc quiser ou nada como as vezes prefiro!
A história diz que o queijo foi descoberto por acaso há milhares de anos antes de Cristo, no Oriente Médio por um árabe nômade que trazia com seus alimentos uma espécie de cantil feito de estômago de cabra contendo leite também de cabra. Em certo momento, ao tentar beber o leite ao invés de sair o próprio leite saiu um liquido ralo semelhante a água suja, espantado, mas curioso. Abriu o cantil e descobrir uma espécie de coalhada branca que devido a situação jamais poderia ser dispensada e ao provar encontrou sabor agradável. Nasce assim o primeiro queijo e isso faz com que seja um dos alimentos preparados mais antigo do mundo. 
Gorgonzola é uma pequena cidade situada ao norte da Itália, perto de Milão com aproximadamente 18 mil habitantes que criou um dos mais famosos queijos de todo mundo. A história do queijo na Itália se confunde com a própria historia italiana onde desde os reinados dos Césares o queijo tornou-se peça importante da alimentação dos italianos. Existe registro histórico onde é relatado que no ano de 879 DC, o bispo de Milão fez doação de queijo Gorgonzola, que era produto de alto valor, à escola de Santo Ambrósio, padroeiro da cidade, comprovando assim a importância desse alimento para a população da região milanesa.

*Receitas e Magias é a coluna gastronômica da chef Eliane Carvalho, proprietária do restaurante Brie Restô, em Cuiabá.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet