Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

de Cuiabá

Chef que começou lavando louça de restaurante ganha prêmio nacional e afirma: "nunca pare de sonhar!"

Foto: Reprodução/Internet

Chef que começou lavando louça de restaurante ganha prêmio nacional e afirma:
O chef de cozinha cuiabano André Vitalino Ferreira Coelho recebeu, na última quinta-feira (3), o Prêmio Dólmã Nacional, categoria estadual, em cerimônia realizada em Campo Grande (MS) junto ao II Encontro Nacional de Chefs do Brasil (Enchefs) na programação da Semana Nacional de Gastronomia e Turismo.

Leia mais:
Concurso de gastronomia premiará melhores receitas de carne de porco com viagem ao ES e visita técnica a Ilha do Boi
Dom Sebastião é indicado como um dos melhores restaurantes de Cuiabá pelo Guia 4 Rodas

André era um dos concorrentes de Mato Grosso, junto a Fernando Mack e Marcelo Cotrim, os três receberam a notícia da indicação há cerca de três meses. Criado em 2013, o Prêmio Dólmã busca o reconhecimento e a valorização da gastronomia brasileira e dos profissionais dessa área. A Categoria Estadual tem três chefs por estado, indicados por uma Comissão de Pesquisa, indicação popular através do Facebook e Chefs premiados em premiações anteriores.

Em 2014, a premiada foi Ariani Maluf, e ela se tornou embaixadora do prêmio em Mato Grosso neste ano: “É assim, aí ano que vem como eu fui o vencedor eu serei embaixador”, explica André, “Pra mim foi uma emoção muito grande ganhar este prêmio, principalmente por estar ao lado de grandes chefs como a Ariani e o Fernando. Eles foram meus chefes, e não desmerecendo meu trabalho, mas é um orgulho estar ao lado deles agora”, comenta.



Os critérios da comissão para escolher o vencedor foram, além da análise curricular, a presença em projetos sociais: “Eles me falaram que o que pesou foi que eu tenho um curso internacional e tenho título de Chef Internacional de Cozinha”, explica André, “Eu também participei de projetos sociais em cursos do Senac, dando aulas para merendeiras, e uma vez por mês distribuo sopa pela cidade, e eles falaram que isso conta”.

André Vitalino tem formação em gastronomia na UNIC, especialização no Centro Europeu de Curitiba e no Instituto Americano de Culinária. Seus principais trabalhos foram em Curitiba (Paraná) nos restaurantes Terra Madre Ristorante e Dop Cucina Ristorante. Em Cuiabá, passou pelo Mahalo, Duca7 e assina o cardápio do Casa7.

O chef lembra do começo de sua carreira, e passa uma mensagem: "Eu comecei de forma muito pobre, lavando pratos lá em Curitiba. Acho que esse prêmio mostra que todo mundo é capaz de sonhar e de chegar lá, e que ninguém tem o direito de tirar nosso sonho de nós", finaliza. 


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet