Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

perigo na páscoa

Chocolate é tóxico para cães e gatos e pode causar hemorragia intestinal e até a morte

Foto: Reprodução

Chocolate é tóxico para cães e gatos e pode causar hemorragia intestinal e até a morte
Cachorros e gatos domésticos são tratados por muitas pessoas como parte da família. Por estarem sempre próximos à mesa durante as refeições, é comum que eles sejam alimentados e, muitas vezes, ingiram substâncias que não fazem bem a seus organismos, como é o caso do chocolate.

Leia mais:
Cães e gatos poderão ser transportados dentro da cabine do avião da Gol a partir desta quarta

De acordo com o grupo Pet Care de Hospitais Veterinários, durante a páscoa o número de casos de intoxicação alimentar provocados pela ingestão de chocolates aumenta em 30%. De acordo com a médica veterinária residente do Hospital da Universidade de Cuiabá, Mariana De Rosa, as consequências para os animais podem ser enjôo, mal estar e diarreia. Em alguns casos, os quadros podem ficar mais graves e causar arritimia cardíaca, hipertermia e hemorragia intestinal.

Os responsáveis pela intoxicação são a teobromina e a cafeína presentes no chocolate, porque elas não são metabolizadas pelos animais: “Como são componentes altamente lipossolúveis, atravessam facilmente as barreiras placentárias e hematoencefálica, sendo absorvidos em boa parte do trato digestivo, principalmente estômago e intestino”, explica a diretora do Pet Care, Dr.ª Carla Alicie Berl. “Uma vez absorvida e distribuída no organismo, a teobromina vai causar excitação, hipertensão moderada, bradicardia ou taquicardia, arritmias, tremores, ofegância e incontinência urinária. A cafeína, por sua vez, estimula e potencializa a excitação causada pela teobromina”, esclarece.

Quanto mais escuro, puro e concentrado o chocolate, maior a quantidade de teobromina que possui e maior o risco de intoxicação do animal. No entanto, chocolates brancos também não podem ser ingeridos, por causa da alta concentração de gorduras: “Neste caso pode ocorrer um quadro gastroentérico (vômito e diarreia) devido à presença de lipídios. Os sintomas serão mais discretos, com uma rápida recuperação do animal depois do tratamento sintomático”, completa Carla.

Tratamento

Se o animal chegar a ingerir o chocolate e apresentar os sintomas de intoxicação, deve ser levado ao veterinário e muitas vezes a internação é recomendada: “Infelizmente não existe antídoto para a intoxicação com teobromina e, então, o
tratamento deve ser de suporte para os sintomas apresentados”, comenta a diretora do Pet Care. “Trata-se de uma emergência médica. Se a ingestão for recente, de até três horas, a indução ao vômito deve ser instituída”, finaliza.

Lavagem gástrica, soro para reidratação e correção de eletrólitos são outras medidas adotadas no atendimento dos animais com o quadro de intoxicação por chocolate. “As convulsões e arritmias devem ser monitoradas e o uso de carvão ativado pode diminuir a absorção das teobrominas, diminuindo a sua meia-vida”, finaliza a médica veterinária.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet