Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cinema

sessão pipoca

Cine Sesc: “Duelo na Ilha Ganryujima” encerra Trilogia do Guerreiro Musashi

Foto: Reprodução/Ilustração

Cine Sesc: “Duelo na Ilha Ganryujima” encerra Trilogia do Guerreiro Musashi
O cinema alternativo ganha cada vez mais espaço em Cuiabá. Depois do sucesso dos dois volumes de “Ninfomaníaca”, vários espaços investem na exibição de longas fora “da rota Hollywwod”. Um destes lugares, o Sesc Arsenal, sempre ponto de encontro dos cinéfilos que buscam conteúdo, reflexão e boas conversas. Dando continuidade a este ciclo, será exibido nesta terça-feira (25), às 19h, o filme “Duelo na Ilha Ganryujima” (Miyamoto Musashi kanketsuhen: kettô Ganryûjima, Japão, 1956, 105 minutos), de Hiroshi Inagaki.

Leia mais: 
Documentário questiona a cultura de cesarianas no Brasil e reflete a violência obstétrica

O filme integra programação do oitavo ano de exibições do “Imagens em Pauta”, projeto realizado pelo Sesc Mato Grosso em parceria com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência, Cineclube Coxiponés e Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso. Cada sessão é iniciada com informações sobre o filme programado. Após exibição, os participantes conversam sobre o filme.

Em março, o Imagens em Pauta exibe a mais famosa adaptação para o cinema do livro épico Musashi, de Eiji Yoshikawa, que narra as aventuras do lendário samurai Miyamoto Musashi (1584-1645), um dos heróis nacionais do Japão.

O grande ator Toshiro Mifune (Os sete samurais) interpreta Musashi nos três filmes dirigidos por Inagaki: “Samurai: O Guerreiro Dominante”, “Morte no Templo Ichijoji” e “Duelo na Ilha Ganryujima”.

Sobre o filme

Neste terceiro filme, Musashi (Toshirô Mifune) é desafiado pelo confiante e habilidoso Sasaki Kojiro (Koji Tsuruta), com o qual duelará dentro de um ano. Neste período decide viver nos arredores de uma vila cultivando legumes, enquanto ainda é perseguido por Otsu (Kaoru Yachigusa) e Akemi (Mariko Okada), ambas apaixonadas por ele. Conforme a data do duelo se aproxima, Musashi é forçado a tomar uma decisão que concilie ou não seus sentimentos por Otsu e sua paixão pelo caminho do guerreiro, ao mesmo tempo em que se prepara para o maior desafio de sua vida.

Este é o filme da Trilogia que mais tomou liberdades criativas em relação à história original. Por outro lado, Inagaki acerta a mão ao adaptar cenas memoráveis do livro, como o divertido confronto entre Musashi e Kumagoro (Haruo Tanaka) na hospedaria; e sua luta final com Sasaki Kojiro, que é tão bela como a descrita por Yoshikawa, graças ao cuidado com que toda a seqüência foi filmada à beira-mar conforme o sol se erguia no horizonte. Em várias passagens, o filme consegue captar a essência da obra original.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet