Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cinema

Produções regionais

Cineclube Inca exibe filmes de diretores mato-grossenses nesta quarta-feira

Foto: cena do filme

Cineclube Inca exibe filmes de diretores mato-grossenses nesta quarta-feira
O Cineclube Inca não poderia ficar de fora das homenagens a Mato Grosso nesse aniversário de 267 anos, então, a casa traz para o público nesta quarta-feira (13), a partir das 20h, mostras audiovisuais que retratam a cultura do Estado com curadoria de Luiz Marchetti, um dos cineastas locais mais premiados.

Leia mais:
Cuiabá ganha novo cineclube: Estreia exibirá lançamento de diretor cuiabano
Cineclube Coxiponés abre período de inscrições para 14ª Mostra de Audiovisual Universitário – América Latina

Depois de sua inauguração com a exibição do mais novo curta do diretor cuiabano Bruno Bini, o “S2”, a casa inicia sua exibições convidando o diretor Luiz Marchetti para a curadoria da semana. Marchetti é cuiabano, formado em Cinema e com mestrado em Design em Arte Mídia, deu aula de Estudos de Cinema em Londres, atualmente dirige o programa Palavra de Mulher, exibido pela TV ALMT e o caderno de cultura do jornal Circuito Mato Grosso. Seu mais novo filme, “Ele sempre esteve certo”, será lançado em breve.

Dentre as produções selecionadas para esta semana por Marchetti está o curta “O nascimento da viola de Cocho” dirigido por Dewis Caldas, que traz o tradicional e o novo no mundo da música mato-grossense: a viola-de-cocho, instrumento típico e já registrado como patrimônio imaterial do Estado, surge com cara nova, através da criação da guitarra de cocho, pelas mãos de Caio Espíndola Schlösser, da dupla Billy Brown e o Incrível Magro de Bigodes. Caldas descreve neste curta o reavivamento deste ícone cultural, passado de geração em geração por aqueles que preservam e respeitam nossa cultura. O curta é um documentário sobre adequações, invenção musical e dialogo entre a tradição e a atualidade.

Em sua curadoria, Marchetti buscou autores mato-grossenses com temas distintos, para demostrar a variedade cultural que o estado oferece. Em “Fora do Ponto”, curta que está na programação desta quarta-feira (13), é dirigido por Mario Zugair, um dos diretores de fotografia mais cobiçados da indústria, que exibe ao público seu olhar pessoal sobre dança. O curta foi
desenvolvido com a ideia de mudar e questionar a percepção do publico em relação aos elementos que já estão acostumados, elementos simples que estão ao nosso redor e passam muitas vezes de maneira despercebida. É um filme de dança onde a dança foi concebida para confundir e aguçar o público.

O curta “Caio André”, parte do projeto “Por Que A Gente É Assim?”, dirigido pelo curador da semana, Luiz Marchetti, e produzido pela Produtora Matizar Filmes (RJ), também será exibido. Ele foi apresentado nacionalmente na TV Futura, no FestRio, na Touche, em Cuiabá e levou alguns prêmios no Festival de Cáceres e no MUBE - Museu Brasileiro da Escultura em São Paulo. “Caio André” representa Mato Grosso no segmento preconceito do projeto “Por Que A Gente É Assim?”. Na trilha sonora estão Thiago Petit e a banda Stop Play Moon.

Segundo Marchetti, é fundamental manter o audiovisual mato-grossense respirando, sublinhando as pesquisas autorais da cidade. Ele acredita que o Inca, com o cineclube, negocia um bom termo nas manifestações audiovisuais, e aproveita para salientar que esta quarta será uma noite irreverente e ao mesmo tempo pedagógica para o público, e para os diretores manterem a energia audiovisual local.

A proposta do Cineclube é levar ao público o acesso a filmes de reconhecida curadoria, com convidados especiais, fomentando o segmento por meio de debates que envolvem a temática exibida ou a arte do cinema em toda sua forma de expressão. Brevemente, o Inca vai oferecer cursos e oficinas para aprimorar as habilidades dos profissionais da área.

Serviço

As exibições começam às 20h, no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC) com a entrada de 5,00 reais, podendo adquirir o combo por 10,00 reais (entrada, refrigerante e pipoca).

Museu da Imagem e do Som de Cuiabá
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, nº 75 - Cuiabá
Telefone: 3617-1288
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet