Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cinema

fomento ao cinema

Cinemato promove debate em seminário sobre a retomada da produção audiovisual em Mato Grosso

Foto: Reprodução

Cinemato promove debate em seminário sobre a retomada da produção audiovisual em Mato Grosso
A retomada do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (Cinemato), que esta em sua 19ª edição, reacende o debate da falta de investimentos públicos no setor do audiovisual em Mato Grosso. A sua descontinuidade pode ser tomada como um exemplo de deficiência do setor que passa por um estado de letargia: poucos investimentos em políticas públicas e consequente redução do número de produções.

Leia também: Dia Mundial do Rádio: A Era do primeiro veículo de comunicação de massa ainda está em vigor

Para estimular uma mudança neste panorama é que dentro das atividades do Cinemato, será realizado no dia 24 de fevereiro, o seminário “A retomada da produção audiovisual em Mato Grosso”. Já as exibições dos filmes ocorrem entre os dias 20 e 26, no Anfiteatro da Câmara de Dirigentes Lojistas, com entrada franca.

A atividade ocorre em ambiente propício: será no auditório Milton Figueiredo, da Assembleia Legislativa com a presença de autoridades das esferas federais, estaduais e municipais. Um grande encontro que além de discutir o cenário, vai pensar mecanismos para a potencialização do audiovisual. As inscrições podem ser feitas via formulário disponível no site www.cinemato.com.br .

Estão pautados ainda, debates sobre projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional referente a novos espaços para veiculação de programas realizados nos Estados fora dos grandes centros, denominado "Regionalização dos conteúdos de Rádio e TV", garantindo assim espaço para a diversidade brasileira nos meios.

Da esfera federal, participam representantes do Ministério da Cultura (Minc), da Secretaria do Audiovisual (SAV) e da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados (CCULT). Estão convidados também representantes do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), da Semana do Audiovisual (SEDA) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Pelo Estado participam agentes da Secretaria Estadual de Cultura, Secretaria da Fazenda do Estado de Mato Grosso (Sefaz), Secretaria do Estado de Turismo, membros da Associação Mato-Grossense do Audiovisual de Mato Grosso e Documentaristas Brasileiros (AMAV) e da Universidade do Mato Grosso (UNEMAT). Do município, representantes da Prefeitura de Cuiabá, da Secretaria Municipal de Cultura e profissionais que atuam no setor.

De acordo com a mediadora do seminário, a pesquisadora Lóris Canhetti, já na abertura do evento, o idealizador do Festival, Luiz Borges, contextualizará o início das políticas públicas para o setor, como o cinema em Mato Grosso surgiu e como se tornou referência de produção de obras e produtos audiovisuais para outras cidades, mas que atualmente, amarga a falta de continuidades de investimentos.

De acordo com Lóris Canhetti, dentre as possibilidades para potencializar este setor, serão reveladas formas de financiamento de projetos por meio de políticas públicas na esfera federal, pouco exploradas pelos captadores de recursos em Mato Grosso. “São caminhos para viabilizar o fomento amparado por editais e programas de estímulo à produção audiovisual. Além disso, há disputas no Congresso Nacional que precisam ser de conhecimento dos mato-grossenses, como a garantia de espaços nas emissoras de TV e Rádio que podem ser ocupadas com a produção audiovisual do Estado”, explica.

Para embasar o debate, na ocasião será apresentada ainda uma importante pesquisa sobre a opinião de vinte e seis profissionais que atuam em Cuiabá, sobre o mercado no qual eles estão inseridos. “Essa série de ações - se tomadas concomitantemente - sem dúvidas a produção audiovisual em Mato Grosso vai voltar a ser a potência que um dia já foi”.

Serviço:
19º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá
Seminário “A retomada da produção audiovisual em Mato Grosso”
Dia 24 de fevereiro, das 8h às 12h e das 14h as 18h, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso
Informações: (65) 8165 6332
Inscrições via formulário o site www.cinemato.com.br

(Com assessoria)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet