Olhar Conceito

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

norte do estado

Com 15 anos de tradição, Festival de Quadrilhas do Araguaia acaba neste sábado

Foto: Reprodução

Com 15 anos de tradição, Festival de Quadrilhas do Araguaia acaba neste sábado
A grande final do Festival de Quadrilhas do Vale do Araguaia acontece neste sábado (4) com a participação de doze grupos que disputam cinco colocaçõese prêmios em dinheiro, além da oportunidade de representar Mato Grosso no campeonato brasileiro de grupos juninos.

Leia mais:
Considerada uma das maiores do estado, mostra de dança de Mato Grosso começa nesta quinta-feira
Livro sobre história e memória de Cuiabá é lançado nesta sexta na Casa Cuiabana

A competição já acontece há quinze anos e está entre os eventos mais esperados pela população do norte do estado. Ela mentem viva a tradição e movimenta setores importantes da economia, como turismo e comércio.

A final é realizada no município de Porto Alegre do Norte (1119 km de Cuiabá), mas o festival teve quatro etapas classificatórias nesta edição, que aconteceram em diferentes municípios como Novo Santo Antônio, Ribeirão Castanheira, Canabrava do Norte e General Carneiro.

Para Getúlio Pereira da Silva, secretário de Cultura de Novo Santo Antônio, primeira cidade a receber o evento no início de junho, o festival caiu no gosto da população. Esta foi a primeira vez que o município entrou para o circuito do Festival de Quadrilhas e foi representado por um grupo de quadrilheiros da terceira idade.

Já o prefeito Reginaldo Diniz, de Ribeirão Cascalheira, destacou a união dos municípios em torno de um projeto único como fundamental para que esta manifestação cultural se fortaleça a cada edição:

“Manter a cultura junina é uma luta nossa para que a tradição não desapareça, seja preservada inclusive pelas novas gerações. O festival traz retornos muito positivos como o aquecimento do comércio e mobiliza toda a população”, afirmou.

Segundo a prefeita Magali Amorim Vilela de Moraes, a cidade ficou lotada de quadrilheiros vindos de seis cidades circunvizinhas. “A eliminatória em General Carneiro foi fantástica e inesquecível. Esta é a terceira vez consecutiva que o festival passa por aqui e a cada ano está mais bonito”, observou a prefeita. A quadrilha de General Carneiro, que foi ensaiada por um coreógrafo do Maranhão, está na final.

O balanço desta edição também é positivo para Marta Helena da Silva Negrão, presidente da Federação Mato-grossense de Quadrilhas de Mato Grosso e secretária de Educação e Cultura de Nova Xavantina.

“Conseguimos uma interação entre os grupos, entre os municípios e as etapas eliminatórias aconteceram em clima de muita tranquilidade. Este ano temos uma competição muito acirrada, pois os grupos estão cada vez melhores, um reflexo do fortalecimento do festival no Vale do Araguaia”, disse. “O Festival de Quadrilhas tem sido um fomentador do turismo. Ele leva o grupo quadrilheiro, a torcida, a família, os amigos, pessoas de cidades vizinhas. Todo mundo vai prestigiar”, acrescentou.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet