Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Artes Cênicas

cultura de raiz

Com 26 grupos, a 12ª Edição do Festival de Cururu e Siriri começa nesta quinta-feira

Com 26 grupos, a 12ª Edição do Festival de Cururu e Siriri começa nesta quinta-feira
Uma das principais atrações da Arena Cultural durante a Copa do Mundo é o 12ª Edição do Festival de Cururu e Siriri, que começa nesta quinta-feira (19). Este ano o evento homenageará a seleção brasileira em função do mundial e traz como tema “Cururu e Siriri além das fronteiras”.

Leia mais:
Veja a galeria de fotos dos torcedores que lotaram o FIFA Fan Fest durante jogo do Brasil

A programação segue até o dia 22 (domingo), sendo iniciada sempre às 21h30. A entrada é gratuita. De acordo com a presidente da Federação Mato-grossense das Associações e Grupos de Cururu e Siriri, Terezinha Quilombola, 26 grupos participam do evento e não haverá premiação. A expectativa para este ano é de que cerca de oito mil pessoas por dia compareçam ao festival.

“Nesta edição houve alteração de lugar e data, no entanto, todos os grupos estão ansiosos e se preparando para fazer uma ótima apresentação. É importante ressaltarmos que todos serão avaliados por um corpo de jurados, mas não terá prêmios justamente porque a intenção é o fortalecimento das nossas tradições”, explicou ela.



Os grupos de Siriri estão divididos na categoria, adulto, especial e infantil. Os de cururu são quatro. Ao todo cerca de três mil pessoas participam da apresentação. Os grupos são de Cuiabá, Barra do Bugres, Santo Antônio de Leverger e Várzea Grande, Poconé, Cáceres, Barão de Melgaço, Nossa Senhora do Livramento e Nova Mutum.

O secretário municipal de Cultura, Alberto Machado, destacou a grandiosidade do evento. “Esse deve ser o maior Festival de todos os tempos, com lindas apresentações do que talvez seja a nossa maior cultura de raiz”, disse ele.

Além de sediar o evento, a Arena Cultural também oferece exposições, intervenções de artes plásticas, grafite, fotografia, teatro, dança, shows de bandas regionais, mostra audiovisual, feira de artesanato, espetáculos indígenas, contação de história e literatura, musicais e apresentações tradicionais.

Confira a programação completa clicando AQUI.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet