Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Comportamento

ajude

Com 50 dias de prazo para devolver terreno, OPAA corre riscos e mais de 180 animais podem ficar desabrigados

Foto: Reprodução / OPAA-MT

Com 50 dias de prazo para devolver terreno, OPAA corre riscos e mais de 180 animais podem ficar desabrigados
Mais de 180 gatos e 15 cachorros podem perder o abrigo e ir para a rua em menos de dois meses. Isto porque a local onde está instalado a organização não governamental OPAA-MT (Organização de Proteção ao Meio Ambiente e aos Animais) deve ser entregue em 50 dias. De acordo com a presidente da instituição, Ivone Galindo, a situação é insustentável.

Leia mais:

Organização de Proteção aos Animais promove campanhas de doações para se manter funcionando
Organização de proteção animal faz vaquinha para não fechar as portas

Ela afirma que no começo teve ajuda de diversas pessoas para construir a ONG, mas que aos poucos elas foram se afastando. “A casa onde ficam os animais não é só minha, e o outro dono pediu o espaço de volta. O prazo que ele me deu já expirou, e ele disse que se eu demorar mais ele vai enviar os animais para o CCZ [Centro de Controle de Zoonoses] ou vai abrir o portão e deixá-los na rua”, conta Ivone.


Animais na OPAA (Foto: Reprodução / OPAA-MT)


Além disso, ela afirma que a vizinhança está reclamando do barulho e do odor: “Fazemos a limpeza da casa todos os dias, mas com essa quantidade de animais eu reconheço que incomoda. A vizinha já denunciou, fez escândalo... não tenho como manter os bichos lá”.

Ivone procurou outros locais para colocá-los, mas até o momento não encontrou: “Eu vi dois terrenos para alugar, mas não tenho dinheiro nem para o primeiro aluguel. Como as pessoas que ajudavam se afastaram, agora eu pago tudo sozinha”, explica.

Atualmente, a presidente – que trabalha como investigadora da Polícia Civil - tem gastos de aproximadamente R$8 mil com os animais. “Estou financeiramente falida e emocionalmente desgastada”, afirma Ivone, que apesar de ter registrado a ONG há apenas dois anos, cuida de animais por conta própria há mais de dez. 



Animais na OPAA (Foto: Reprodução / OPAA-MT)

Como ajuda imediata, ela pede doações de tela de alambrado: “Em qualquer local que eu conseguir, precisarei instalar telas para o gatil e o canil. Pela quantidade de animais, será em torno de 500 metros de tela, então quem puder doar nem que seja um metro já estará me ajudando”, afirma.

Ivone trabalha o dia todo e cuida dos animais à noite: “Eu passo cinco, seis horas por dia lá dando remédio, ração especial para alguns que ficam doentes”, conta. Desta forma, fica difícil pedir ajuda nas redes sociais.

Quem puder ajudar, deve ligar nos celulares (65) 92755362 (claro) ou (65) 99681998 (vivo). Para mais informações sobre a ONG, acesse a FAN PAGE. A OPAA não divulga seu endereço para segurança dos animais.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet