Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

para a páscoa

Com Casa do Parque e Pomodori no currículo, Rafael Campos ensina receita de pintado com cupuaçu

Foto: Isabela Mercuri / Olhar Conceito

Com Casa do Parque e Pomodori no currículo, Rafael Campos ensina receita de pintado com cupuaçu
O amor pela cozinha existe desde sua infância, mas foi apenas há pouco tempo que, com o apoio de sua esposa e sua mãe, Rafael Martins Ribeiro Campos decidiu deixar a vida de administrador para se dedicar integralmente à gastronomia.

Leia mais:
Participe do sorteio e ganhe um ovo de páscoa de 500g sabor chocolate ao leite com brigadeiro cremoso
Festival “Sabores da Rua” comemora aniversário de Cuiabá com pratos típicos

As técnicas iniciais ele aprendeu com os pais, que sempre cozinharam dentro de casa. Crescendo, sempre convidava os amigos e inventava pratos diferentes para as festas particulares. Há um ano começou a fazer cursos e há seis meses ingressou na faculdade de gastronomia da Universidade de Cuiabá (UNIC).

O pouco tempo de profissionalização, no entanto, não impediu que Rafael se destacasse em Cuiabá e região. Mesmo estando no primeiro semestre da faculdade, ele já trabalhou na cozinha da Casa do Parque, onde teve uma de suas receitas no cardápio principal: “Um dia eu decidi fazer um caldo de pintado para os garçons, e depois que eles provaram, falaram que aquilo teria que ir para o cardápio”, comenta. “Eles gostaram porque tinha um tempero diferente e era feito na hora”.

Além disso, Rafael também assinou cardápios em restaurantes famosos da região, como o Pomodori em Chapada dos Guimarães, na última sexta-feira (27): “Era um involtini de filet com ratatouille e um duo de berinjela na entrada. Nós vendemos quarenta pratos, o que é um grande número para o porte do restaurante”, afirma.

O objetivo de Rafael, sempre, é sair do trivial e da “modinha”. Suas especialidades são a massa de Rondelli e Lasanha, carnes bovinas e peixes. No futuro, ele pretende abrir um “Boteco Paulista”, com frios, entradas, compotas e bebidas em geral: “Prefiro um lugar assim, onde as pessoas possam chegar e ficar um tempo, do que um restaurante onde você vai apenas para comer, e depois vai embora”, explica.

Para a sexta-feira santa, a dica do chef é um pintado ao molho de cupuaçu com couve crispy: “Vemos muito o filé com molho de maracujá ou purê de batatas. Gosto de inovar, e por isso coloquei um molho de cupuaçu. Confira a receita:



Ingredientes:
*4 filés de pintado na grossura de 2 dedos.
*duas colher de azeite e uma de manteiga para fritar o peixe.
*sal a gosto
*pimenta do reino a gosto

*molho: 3 polpas de cupuaçu, meia cebola picada, 1 colher de azeite, 1 caixinha de creme de leite e uma colher de açúcar

Modo de fazer: Frite a cebola no azeite, depois de dourada coloque as poupas. Mexa ate ferver. Depois de fervido coloque o uma caixinha de creme de leite e uma colher de açúcar.

Para couve crispy: Coloque azeite na proporção de um dedo altura numa panela.  Deixe esquentar bem ao ponto de fritar. corte a couve em tiras finas e adicione na panela com azeite bem quente. Vá fritando até ficar toda crocante. Adicione uma pitada de sal somente e mexa até ficar bem frita.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet