Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Turismo

mimoso

Com apoio da embaixada da Nova Zelândia, governo cria projeto turístico para cidades pantaneiras

Foto: Reprodução / GCom

Sala de Memória

Sala de Memória

Um projeto socioambiental e turístico foi lançado em Mimoso, cidade pantaneira a 119km de Cuiabá, nesta semana. Com o objetivo de ampliar saberes das comunidades tradicionais do pantanal e valorizar o patrimônio histórico material e imaterial, o projeto ofereceu oficinas à população local e instalou, também, uma sala de memória na cidade.

Leia mais:
Seminário de turismo em Mato Grosso busca fomentar a região e valorizar observação de pássaros
Ouro Preto: de museus e Igrejas à cidade universitária mais famosa do país

O projeto é desenvolvido pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Além disso, houve apoio da embaixada da Nova Zelândia.

Os cursos oferecidos nesta quarta (21) e quinta-feira (22) foram de "Diagnóstico Socioambiental Participativo" e "Educação Patrimonial Turística e Socioambiental".
Com isso, o governo buscou organizar as populações locais empoderá-las via capacitação e aquisição de equipamentos, possibilitando a construção de alternativas para a qualidade de vida, aliada à conservação ambiental do Pantanal.

A Sala de Memória em construção no local é em homenagem a Rondon e seus familiares. Nela estarão a história e a memória da comunidade de mimoso. O centro deve se tornar um atrativo turístico-cultural para receber documentos, cartas e fotos que a população local possui sobre Marechal Rondon.

“Este projeto será de fundamental importância para o desenvolvimento do turismo cultural na região de Mimoso”, destaca o secretário adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro. Futuramente, assim que as obras forem concluídas, o intuito do projeto é mudar esta sala para o Memorial Rondon.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet