Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

No Parque Geórgia

Com nova casa, mãe de seis filhos ainda precisa de doações para o Natal

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Com nova casa, mãe de seis filhos ainda precisa de doações para o Natal
O carro ainda passa com dificuldades nas ruas do bairro Parque Geórgia, em Cuiabá, e não consegue chegar até seu destino final, mas pelo menos a imagem do terreno onde em outubro havia um barraco queimado, mudou. Uma casa de tábuas grossas pintadas de verde está no lugar e é hoje o lar de uma família que perdeu tudo nas chamas, mas renasceu com a solidariedade de algumas pessoas.

Leia mais:
Com seis filhos e uma neta, catadora relata desespero ao perder tudo em incêndio e pede ajuda; veja fotos
Com "Amor em Ação", voluntários distribuem alimentos e carinho a moradores de rua de Cuiabá

Dona Maria Quitéria é a chefe de uma família de oito, entre filhos e neto ela viu o barraco de “portas de guarda-roupas” desmanchar nas chamas em um incêndio que por pouco não poderia ter sido mais trágico. Seis filhos e uma neta saíram ilesos junto com ela e hoje moram na nova casa.



Para entrar, os chinelos são deixados na porta. O chão que antes era de terra batida hoje é de piso. Em três quartos eles se acomodam, a sala ampla se estende até a cozinha. O telhado é de telha brasilit e ainda está faltando instalar a caixa d’água, então por enquanto água só da rua. Quando cheguei a louça estava no tanque do lado de fora por falta de água. Prateleiras de madeira estão no lugar dos armários da cozinha e dos guarda-roupas.



Maria Quitéria conta feliz como sua situação mudou desde a última visita da redação do Olhar Direto. “O barraco antigo era mais frágil, esse é mais forte, não suja tanto com o piso, está muito melhor. Eu até espalhei as pedras aqui no quintal para fazer menos lama”.

Quitéria conta que a casa ficou pronta em um mês e meio, graças a ajuda de pessoas como o Seu Diogenes Oliveira, um dos pedreiros que conduziu a obra. “Quando o pastor falou na igreja o que aconteceu com a Quitéria, nos reunimos para ajudar, então quando as doações para a construção da casa chegaram doamos a nossa mão de obra. Éramos em mais ou menos 10 pessoas”.

Seu Diogenes faz parte do projeto “Família adotando família” da igreja Assembléia de Deus do bairro Parque Geórgia. Humilde ele diz que os maiores doadores foram aqueles que contribuíram com o material da construção. “Faço a minha parte porque acho que é um dever como ser humano ajudar o próximo, além de uma dever cristão. Agradeço a todos que ajudaram com doações, pois eles fizeram 80%, eu só completei os 20% que faltava”.

Por mais que a situação de Dona Maria Quitéria tenha melhorado, ela ainda precisa de doações de alimentos, por exemplo. Para as festas de fim de ano, meio sem jeito ela respondeu que não pensou em nada especial e revelou que arroz e feijão ainda tem, mas nada além disso.



No incêndio ela perdeu também o material de um de seus trabalhos. Além de catadora de latinhas, Quitéria fazia trufas e bolos para vender e todas as suas forminhas e eletrodomésticos se perderam com o antigo barraco. “Não consegui voltar a trabalhar porque não tenho condições de comprar meu material de trabalho perdido”, lamenta.

Quem puder fazer qualquer tipo de doação para a família pode entrar em contato através do seguinte telefone: (65) 9805-6776 para falar com a dona Maria Quitéria. As doações podem ser levadas diretamente no local onde a família está (Rua Caicó, quadra 46, casa 15, no Parque Geórgia, em Cuiabá).

Entrega de Presentes

Na tarde desta quase véspera de Natal (23), os voluntários do Centro Espírita Paulo de Tarso, que participam do projeto "Amor em Ação" foram até a casa da Dona Maria Quitéria levar carinho e presentes para as crianças da região. Carrinhos, bolas, bonecas, sorvetes fizeram a alegria dos pequenos.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet