Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Ícones Cuiabanos

Tradição!

Com queima de fogos para acordar os festeiros, Festa de São Benedito começa nesta quinta-feira

Foto: Reprodução

Com queima de fogos para acordar os festeiros, Festa de São Benedito começa nesta quinta-feira
As festividades da “Festa de São Benedito 2015” começam cedo nesta quinta-feira (02) com fogos para acordar os devotos às 04h da manhã. O evento que já faz parte do calendário de festas tradicionais da capital mato-grossense tem uma programação extensa até domingo (05).

Leia mais:
Prefeito Mauro Mendes recebe festeiros e bandeira de São Benedito no Palácio Alencastro
Taques visita abertura da Festa de São Benedito e Cavalhada e promete obras em Poconé

A festa em homenagem a São Benedito ocorre desde 1721, época da fundação de Cuiabá. O santo sempre foi conhecido pela sua humildade simplicidade e foi inicialmente cultuado pelos escravos, sendo hoje considerado o santo padroeiro de toda a população africana.

A partir do ano de 1922 até 1944 a festa, até então realizada na igreja, passou a ser na residência dos festeiros ou em casarões antigos da Capital. Já em 1945, com a transformação da igreja de Nossa Senhora do Rosário - onde fica a imagem do santo - em Paróquias do Rosário e de São Benedito, o Largo do Rosário voltou a ser palco dos festejos.

O Governador Pedro Taques e Prefeito Mauro Mendes já receberam os festeiros, que estão preparando a festa desde o fim de maio. O governador destacou que a festa marca a religiosidade do povo mato-grossense: "enquanto governador, quero dizer que está festa não pode nunca acabar. Quero receber a bandeira de São Benedito no Palácio Paiaguás e quero convidá-los para um chá com bolo na residência oficial dos governadores". Chá esse que aconteceu no último dia 28 de junho com a presença dos secretários Paulo Taques, Leandro Carvalho e do deputado federal Fábio Garcia.

Já o prefeito de Cuiabá reforçou a importância da festa na cultura cuiabana: “esta festa centenária extrapola o campo religioso e já faz parte do calendário cultural de Cuiabá. A simbologia de São Benedito é tamanha que nosso novo hospital recebe seu nome, como um reflexo do seu papel para o povo cuiabano. E é uma grande alegria poder prestigiar essas festividades, principalmente em um período de renovo em nossa gestão com a chegada de mais uma grande unidade de saúde”.

Os recursos obtidos com a festa ajudam a Paróquia a manter uma escola de ensino fundamental no bairro Planalto, em Cuiabá. Além disso, o dinheiro ainda banca uma escola para deficientes e mais duas creches na cidade.

A festa de 2015 tem como festeiros titulares: Jolinei da Cruz (rei); Maria Marly de Souza (rainha) ; Milton Jorge Faria (capitão de mastro); Benedito de Siqueira (juiz da vara); Katia da Silva (juíza da vara); Nicolas Silva (juizinho da ramalhete); Thaynanda Serra (juizinha de ramalhete)

Os festeiros promessários são: Benedito Paulo de Campos (rei); Tereza Silva (rainha); Enir Moreira (rainha); Damiana Lopez (juíza da vara); Jane Jaudy (juíza da vara); Brunna Pedroso (juizinha de rama).

A programação inclui missas, alvorada de fogos, procissão, reza cantada, chá com bolo, shows com bandas e grupos regionais, barracas de comidas típicas da capital mato-grossense. Para saber mais sobre a programação da festa acesse a página do facebook AQUI.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet