Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

Alimentação

Comer os ovos de Páscoa de uma vez ou aos poucos ao longo da semana? Nutricionista dá dicas

22 Abr 2014 - 14:50

Especial para o Olhar Conceito - Thalita Araújo

O domingo de Páscoa se foi, mas, junto com as lembranças do feriadão, muitas pessoas colecionam alguns ovos de chocolate, barras e outros doces na geladeira. O que é melhor para o organismo, comer tudo logo de uma vez ou ir comendo porções ao longo da semana até acabar?

A nutricionista Juliana Esteves, do blog NutriJu, explica que a melhor opção é dividir as sobras em pedacinhos, porções de aproximadamente 30 gramas, e ir consumindo aos poucos, uma porção por dia.

Leia também:
Cuidados na páscoa: Endocrinologista alerta para os riscos do consumo excessivo de chocolate
Mestranda da UFMT investiga agravos respiratórios em profissionais de salões de beleza

E existem até horários mais indicados para o consumo do chocolate, explica a nutricionista. São duas as melhores opções, a primeira delas pela manhã, em jejum, pois alguns estudos recentes mostram que nessas condições o chocolate ameniza a produção de cortisol, hormônio que estimula a retenção de líquido e o acúmulo de gordura no abdômen.

Outro horário bom para comer chocolate é no fim da tarde, entre 17h e 18h mais ou menos, pois nesse período o organismo sofre a queda de serotonina - neurotransmissor responsável pela liberação de hormônios ligados ao humor, ansiedade, saciedade e muitos outros. Aí, como dizem, chocolate vem trazer um pouco de bom humor.

E não precisa ser consumido sozinho, podendo ser adicionado a lanches, compondo com salada de frutas, derretido sobre frutas, picadinho junto com iogurte e em outras receitas.

Para ter melhor acesso aos benefícios do chocolate, explica Juliana, o ideal é optar pelas versões com 60% ou mais de cacau, que são mais saudáveis.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet