Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

Tony Ribeiro

Conheça o vencedor do concurso cultural de fotografia "Cuiabá Eu Te Amo"

Foto: Arquivo Pessoal

Conheça o vencedor do concurso cultural de fotografia
A galeria de fotos do concurso “Cuiabá Eu Te Amo” é colorida, chamativa, bela. Em cada imagem, um olhar sobre a capital mato-grossense. Na primeira etapa do concurso cultural, o público votou nas melhores fotos. As 50 primeiras seriam analisada pela banca de jurados, composta por fotógrafos experientes. Na quarta-feira (02), os três vencedores foram anunciados, bem como os que ficaram entre os dez melhores.

Leia mais: Os vencedores do "Cuiabá Eu Te Amo" serão anunciados nesta quinta-feira

A foto vencedora do concurso foi a de Tony Ribeiro. Na imagem, temos o Batalhão Laguna (44° batalhão de infantaria motorizada) em destaque, iluminado de verde. No entorno, vemos Cuiabá no final da tarde, em movimento, luzes acesas, viva. Este é o primeiro concurso cultural que Tony, de apenas 25 anos, participa. “Eu nunca achei que fosse ganhar, porque eu nunca tinha ganhado nem rifa na escola. Mas foi uma experiência incrível quando descobri que fiquei em primeiro lugar. Eu nem soube o que dizer”, disse ao Olhar Conceito.

Tony Ribeiro mudou-se para Cuiabá há oito anos. “Foi aqui que comecei a construir minha vida, que as coisas começaram a acontecer. Em Cuiabá eu fui acolhido”, contou Tony. O interesse do jovem pela fotografia vem desde a infância. Seu pai, apesar de não ser fotógrafo profissional, também gostava de fotografar. Nos aniversários de família, era Tony quem ficava com a câmera. E assim foi interessando-se cada vez mais pela profissão.


(Foto de Tony Ribeiro, primeira colocada no concurso cultural "Cuiabá Eu Te Amo")

Já mais velho, Tony deixou a fotografia de lado e trabalhou em diversas outras áreas. Foi quando um amigo, que na época trabalhava como modelo, pediu para que ele fizesse umas fotos, que a profissão voltou à tona. No começo, seguindo a carreira de fotógrafo, Tony cobria diversos eventos, principalmente baladas. “Nesta época eu trabalhava na Gazeta FM cobrindo principalmente festas, coisa que eu gostava muito e faço até hoje”, explicou Tony.

No entanto, ele queria ganhar mais experiência. Dirigiu-se ao jornal A Gazeta, onde começou suas primeiras experiências com o fotojornalismo. Logo no primeiro dia, Tony foi cobrir uma pauta sobre falta de água em um bairro de Cuiabá. Enquanto o repórter fazia as entrevistas, Tony observou uma criança de 4 anos, as roupas sujas, olhando para a caixa da água vazia. Esta foi sua primeira manchete na capa do jornal.

Sempre buscando novos conhecimentos, Tony estudou, fez cursos, workshops e, atualmente, é sócio-proprietário da agência F5 e trabalha no Mídia News. A princípio, Tony não queria participar do concurso. Segundo ele, nenhuma de suas fotos servia para uma competição como esta. Mas com o incentivo de amigos e fotógrafos, decidiu que poderia ao menos participar. Precisava então de uma imagem para inscrever-se.

No edifício de seu trabalho, a janela fica de frente para o Batalhão Laguna. Ele já havia tentado fotografar o local algumas vezes, mas não ficou satisfeito com o resultado. No entanto, em um dia específico, o 44° estava comemorando o dia do soldado. O ambiente estava belo, chamativo. Tony fez a foto e inscreveu-se no “Cuiabá Eu Te Amo” quando as inscrições já haviam sido prorrogadas. Da votação popular, ficou em 12° lugar nas cinquenta melhores. “Foi uma experiência incrível. Só tenho a agradecer”, disse Tony.

Na cerimônia, Tony foi premiado com o Kit Dream, composto de uma Câmera Digital Nikon, Tv LED 40” e um Xbox One. O fotógrafo André Romeu ficou em segundo lugar, ganhando o kit adventure. Já em terceiro lugar, está Emanuel Vazan, premiado com o kit Happy Hour (Veja as fotos na galeria).

Duas fotos entre as dez primeiras

Outro fotógrafo que chamou a atenção na classificação final do concurso cultural foi Danilo Manfrin Bezerra. Entre as dez melhores fotos, duas são de sua autoria, que ficara em 5° e 9° lugar. “Esse foi o meu prêmio: Poder mostrar meu olhar sobre Cuiabá através de duas imagens”, disse Danilo ao Olhar Conceito.

Esta também é a primeira vez que Danilo, 22 anos, participa de um concurso cultural de fotografia. Ele foi o único que emplacou duas fotos entre os dez melhores colocados. “Eu já sabia que duas das minhas fotos haviam sido escolhidas, mas não sabia em que colocação. Quando descobri na cerimônia, fiquei muito feliz”, contou o jovem.

Cuiabano de nascimento, Danilo começou a fotografar profissionalmente no começo deste ano. Depois de aprovado no concurso da Assembléia Legislativa, começou a estudar e aprimorar sua técnica. Ele trabalhou no Olhar Direto por um tempo. Daqui para frente, pretende continuar com a carreira de fotógrafo, conciliando-a com a faculdade de direito.

A foto que ficou em 5° mostra a Arena Pantanal no final da tarde. A imagem foi feita em junho, quando as luzes foram instaladas no local. Danilo chegou na Arena cedo, esperando as luzes acederem-se. Enquanto esperava, experimentou diversas composições, que resultou na foto classificada.

Já a foto que ficou em 9° foi composta especialmente para o concurso. A imagem mostra Cuiabá também no final da tarde. “Eu queria mostrar o Morro de Santo Antônio, mas no dia o céu estava cinza e não dava para vê-lo direito. Apontei a câmera para a direção oposta e o resultado ficou melhor”, explicou o fotógrafo (Veja ambas as fotos de Danilo na galeria abaixo).

Sobre o concurso cultural “Cuiabá Eu Te Amo”, Danilo acrescenta que é uma ótima oportunidade para fomentar a fotografia na cidade. “É uma ótima ação e eu espero que nós tenhamos mais ações como esta, tanto da iniciativa privada, como da pública”, disse.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet