Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Literatura

vem aí

'Contos do Mato' tem apoio da Casa de Guimarães e novos projetos

Foto: Reprodução

'Contos do Mato' tem apoio da Casa de Guimarães e novos projetos
A segunda edição do evento “Contos do Mato - Encontro Nacional de Contadores de História”, que acontece no Sesc Arsenal em outubro deste ano, tem mais uma novidade. Dessa vez, haverá uma parceria com a Associação Casa de Guimarães. que apóia incentiva projetos culturais.

Leia mais: Lançamento do livro "É" dá novos ares à Casa Barão de Melgaço; Veja fotos

Segundo a diretora executiva da Casa, “Uma das finalidades da Casa de Guimarães é promover a cultura. E o que mais nos incentivou a colaborar com o projeto ‘Contos do Mato’ é exatamente a preocupação dessa iniciativa em instigar o público o interesse pela leitura que, consequentemente, remete ao desenvolvimento cultural da comunidade”.

O ‘Contos do Mato’ incentiva a imaginação e o enriquecimento do vocabulário por meio de contação de histórias, oficinas e bate-papos. O encontro é bienal, e em 2012, na primeira edição do projeto, ele foi assistido por aproximadamente 1500 pessoas. Desta vez, a expectativa é que o público dobre.

As inscrições foram abertas para nove vagas de contadores de histórias, e a procura foi muito grande: 68 propostas de contadores de histórias de todo o país. Entre os convidados nesta edição estão:

Mato Grosso - Interior:
Alta Floresta -Teatro Experimental de Alta Floresta
Campo Novo dos Parecis – Teatro Grupo Ogan
Primavera do Leste - Wanderson (Cia Teatro Faces de Primavera do Leste)

Mato Grosso – Capital:
Cuiabá - Vinicius Rangel (Cia Teatral “Trupe do Rei”) / Maurício Ricardo (Cia. Porrada de Teatro)

Piquenique Literário

Durante todo o mês de setembro, uma programação especial de atividades que incluem leituras, jogos, dinâmicas e contação de histórias acontecerá em praças e parques de Cuiabá, é o chamado “Piquenique literário”, que antecede o ‘Contos do Mato’ e acontece pela primeira vez este ano.

O piquenique começa dia 02 de setembro e acontece duas vezes por semana, sempre em locais diferentes. Ao todo, serão seis piqueniques, que convidarão as pessoas para participarem de outras campanhas como o “Amigos da Leitura” e do encontro em si.

Campanha amigos da leitura

A campanha ‘Amigos da Leitura’ funcionará em conjunto com o ‘Piquenique Literário’. O objetivo é arrecadar livros que poderão ser doados por livrarias, distribuidores e demais interessados em colaborar.

Os livros ficarão expostos ao longo dos Piqueniques Literários e durante os três dias do encontro no SESC Arsenal. No final, serão doados a uma instituição de caridade.


Para outras informações visite o blog.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet