Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Música

nesta quinta

Conversa de Botequim mescla samba clássico com novas composições no Chorinho

Foto: Reprodução

Conversa de Botequim mescla samba clássico com novas composições no Chorinho
O grupo “Conversa de Botequim” se apresenta nesta quinta-feira (30) no Chorinho Choros e Serestas, com repertório que mescla músicas autorais e grandes nomes como Noel Rosa, Cartola, Chico Buarque, Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz.

Leia mais: Última apresentação do ano da Orquestra Sinfônica Jovem acontece no Cine Teatro

Formado em 2012, o grupo nasceu das rodas de samba do Chorinho aos sábados. Na época, Andrea Rosa (cavaquinista), Rodrigo Rocha (percussionista), Juliana Grisólia (voz e pandeiro) e Alex Oliveira (violão 7 cordas) faziam parte do time oficial da roda de samba, e aos domingos começaram a se reunir para continuar tocando.

Com o tempo, eles resolveram montar o grupo para prolongar o aprendizado e mostrá-lo à juventude. O vocalista, Raoni Rocci, entrou no Conversa em 2013, depois de conhecer a banda no Chorinho e cantar junto algumas vezes. O nome “Conversa de Botequim” é homenagem a uma música de Noel Rosa, um dos maiores sambistas brasileiros.

As apresentações se dividem em 40min de choro e mais duas horas e meia de samba. Músicas da velha guarda são mescladas com canções de Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e Diogo Nogueira. “Nosso público é dividido entre a velha guarda e uma galera mais nova. Eles gostam dos clássicos, mas também dão entrada para os novos talentos”, explica o Raoni.

Para o vocalista, o diferencial do grupo é a forma como cantam: “Eu sou vocalista, mas na verdade todos nós cantamos juntos. Nossa identidade é o casamento entre todas as vozes, que se tornam uma só”, explica. Além disso, o objetivo sempre foi e sempre será manter o samba vivo: “Apesar de Cuiabá dar muita atenção ao sertanejo, ainda existem pessoas que gostam do samba e nós queremos ajudar a mantê-lo vivo”, complementa Raoni.



Projetos

Em 2015 o “Conversa de Botequim” pretende lançar um CD ou DVD somente com músicas autorais. O grupo já tem seis composições feitas por Raoni, e pretende chegar a dez para a gravação.

Outro projeto é juntar a música às artes cênicas e montar espetáculos que contem a história das músicas: “Por exemplo, se vamos cantar Noel Rosa, podemos também contar a história dele e a história das músicas, no palco” explica o vocalista.

O “Conversa de Botequim” toca uma quinta-feira por mês no Chorinho, e também faz festas como casamentos e aniversários.

Confira um vídeo do grupo se apresentando:



Serviço

Conversa no Chorinho
Quinta (30) 21h30
Local: Chorinho Choros e Serestas – Rua Estevão de Mendonça, 869, Quilombo
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet