Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

siminina 2015

Coordenadoras e professoras do Siminina recebem treinamento para projeto 2015

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Coordenadoras e professoras do Siminina recebem treinamento para projeto 2015
O projeto Siminina, que desde 1997 atende, por ano, 900 garotas de seis a 14 anos de idade, está em fase de preparação para o projeto 2015. Para isso, começou nesta segunda (2) e vai até sexta (6) a “Semana Pedagógica do Programa Siminina 2015”.

Leia mais:
Assistidas pela primeira-dama, 200 meninas do Siminina desfilaram na Musiva nesta segunda
Cerca de 200 garotas do Siminina participam de desfile de modas na Musiva

O Siminina tem como objetivo principal fazer um resgate social e cultural das crianças e adolescentes de Cuiabá. Com atividades lúdicas, culturais e aulas práticas de higiene e outros assuntos, o programa busca mudar a vida das meninas participantes.

Para isso, o projeto de capacitação visa instruir a equipe que vai trabalhar com as garotas, abordando o papel de cada membro da equipe, a importância do planejamento, do plano de aula, de trabalhar com atividades lúdicas, bullying, inclusão social, orientação sexual, além da apresentação da equipe e suas atribuições.

Segundo a Assessoria, a iniciativa é da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano e a semana pedagógica quer concretizar um sonho: “Um sonho nosso, da primeira-dama, do secretário José Rodrigues, meu, de todos nós de fazer com que o espaço do Programa não seja um lugar que a gente cuide de criança, até porque isso qualquer creche faz. Queremos fazer do Siminina um espaço de transformação social e pra isso precisamos dar subsídios de qualificação para que essas professoras possam nos auxiliar na concretização desse sonho”, afirma Rosamaria Carvalho, coordenadora do projeto.

Rosamaria fala, ainda, sobre a necessidade de capacitação por causa da diversidade que existe dentro do grupo atendido: “Trabalhamos com meninas de 6 a 14 anos num mesmo espaço físico, por isso temos que nos preocupar em como abordar temas mais polêmicos, daí a importância da Semana Pedagógica. Estamos nos preparando para começar as atividades em 2015. A nossa intenção não é pequena, nossa intenção é fazer do programa Siminina referência nacional”.

Além dela, Mayara Arruda, psicóloga do programa, também considera a capacitação muito importante: “Aqui elas aprendem a acolher as meninas do programa. É uma troca muito interessante, porque quanto mais você oferece conhecimento mais elas querem aprender”.

Uma das mulheres que estão sendo treinadas é Janaina Hellwich. Ela já conhecia o programa e sempre quis fazer parte do grupo de profissionais: “Os sonhos das meninas do Siminina comovem muito a gente, a experiência que temos, crescemos junto com elas e isso é gratificante ver. A capacitação está nos favorecendo muito e é melhor para podermos ter um entendimento para lidar com as meninas porque às vezes a gente não sabe como fazer, ajudar, em determinadas situações. É um projeto lindo, que muda a vida das meninas e só traz melhorias para elas”, afirma.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet