Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

cultura indígena

Cuiabá recebe autoridades indígenas para encontro sobre herança de Rondon e expedição Roosevelt

Foto: Lucas Ninno / GCom

Cuiabá recebe autoridades indígenas para encontro sobre herança de Rondon e expedição Roosevelt
Nesta segunda-feira (27) teve início o VIII Encontro Indígena de Mato Grosso, no Museu de Pré-História Casa Dom Aquino, em Cuiabá. Na abertura estiveram presentes lideranças indígenas das etnias Bororo, Xavante, Kayabi, Kuikuro, Waurá, representando as 42 etnias de Mato Grosso que abrangem uma população de aproximadamente 44 mil índios.

Leia mais:
Nova imortal da Academia Mato-Grossense de Letras toma posse esta semana

O evento ocorrerá até o dia 04 de maio e é realizado pelo Instituto de Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOOS) em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). O secretário Leandro Carvalho também esteve presente na solenidade.

Como primeiro debate da programação foi abordado o tema “Indígenas de Mato Grosso e a Herança de Rondon”, que reforçou as comemorações dos 150 anos do Marechal Cândido Rondon.

Mato-grossense de Santo Antônio do Leverger, Rondon foi um sertanista que desbravou o Brasil para levar estrutura ao setor de telecomunicações e também um pioneiro na proteção dos povos indígenas.

A mesa reune as lideranças indígenas cacique Rony Paresi, José Angelo Silveira Nambiquara e Felix Adugoenau Rondon (Bororo), além de renomados pesquisadores sobre os povos indígenas e representantes de instituições voltadas aos indígenas.
Um dos destaques do evento é a participação de Tweed Roosevelt – presidente da “Theodore Roosevelt Association” e bisneto do ex-presidente americano Theodore Roosevelt. Ele participará de uma mesa de discussões, no dia 04 de maio, com o tema “A atualidade da expedição Roosevelt-Rondon”.

Durante o VIII Encontro Indígena, ocorrem apresentações culturais com danças, cantos e pinturas corporais que demonstram a riqueza de crenças, costumes, línguas, tradições e particularidades de cada povo indígena.

As atividades envolvem o público com objetivo de estimular o interesse diante da cultura indígena e da importância da preservação da identidade cultural indígena para a formação dos cidadãos, respeitando as diferenças entre os povos.

Para participar do evento é preciso doar um quilo de alimento não perecível. O Museu de Pré-História Casa Dom Aquino está localizado na Avenida Beira Rio, em frente ao estacionamento da Unic.

Confira AQUI a programação do VIII Encontro Indígena de Mato Grosso.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet