Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Ícones Cuiabanos

aldo lotufo

Cuiabano que foi primeiro-bailarino no Rio de Janeiro por três décadas falece aos 89 anos

Foto: Reprodução

Cuiabano que foi primeiro-bailarino no Rio de Janeiro por três décadas falece aos 89 anos
O ballet é uma arte completa, onde é preciso disciplina e, ao mesmo tempo, sentimentalismo ao expressar-se. O corpo deixa de ser um mero instrumento e torna-se uma obra de arte quando as cortinas abrem-se e começa uma peça. Nesta quarta-feira (17), o Brasil perdeu um de seus maiores artistas nesta área, o cuiabano Aldo Lotufo.

Leia mais: Há 30 anos, Brasil reunia-se para votar emenda constitucional Dante de Oliveira

Lotufo faleceu no Rio de Janeiro. Sua trajetória, no entanto, ficará na história, pois a arte cultivada por Aldo foi pioneira em todo o Brasil. Aldo, que foi primeiro-bailarino do Teatro Municipal do Rio de Janeiro por três décadas, estava internado há um mês no hospital Casa de Portugual, no Bairro Rio Comprido (RJ), por conta de complicações de uma pneumonia. O dançarino estava com 89 anos.

Aldo nasceu em Cuiabá em 17 de janeiro de 1925. Desde cedo tinha tendência artística, que tornou-se ainda mais aguda aos 12 anos, quando assistiu suas irmãs dançarem em um espetáculo de fim de ano em uma escola na capital mato-grossense. Como ditava a tradição naquela época, Aldo foi estudar no Rio de Janeiro.


A bailarina Tatiana Leskova, contemporânea de Aldo, contou em entrevista ao Globo (17 de setembro de 2014) que, mesmo depois de ter parado de dançar, Aldo continuou a frequentar o teatro, “sempre na primeira fila”.

Com 19 anos, o futuro primeiro-bailarino foi estudar arquitetura e chegou a se formar na Faculdade Nacional de Arquitetura. Mas como não queria desistir do seu sonho, nos últimos dois anos da universidade dividia o tempo com a dança, pois começou a estudar no Ballet Juventude.

A fama veio em 1950, quando Aldo passou a fazer parte do Corpo de Baile do Teatro Municipal, iniciando sua atuação no mesmo ano. O bailarino foi o primeiro a dançar a versão completa de “O Lago dos cisnes” no Brasil, nove anos após entrar para o Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Sua fama também vem de ter sido parceiro da primeira-bailarina Berta Rosanova (1930-2008), dupla que também interpretou a peça “Giselle” na íntegra em uma época onde só fazia-se excertos de balés.

De acordo com o Globo, o corpo de Aldo deverá ser velado nesta quinta-feira (17) no Teatro Municipal, em horário ainda a ser confirmado, e depois seguirá para Cuiabá, sua terra natal, para ser enterrado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet