Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Gastronomia

TeVe Coquinaria

Cuiabanos criam canal de culinária com linha humorística e receitas diferentes

Foto: Reprodução / Youtube

Cuiabanos criam canal de culinária com linha humorística e receitas diferentes
Com apenas 23 anos, o cuiabano Rodrigo Souto já tem no currículo cursos de gastronomia na Argentina e no Rio Grande do Sul, e estágios em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Cuiabá e até no Peru. Para compartilhar um pouco de seus conhecimentos e se divertir ao mesmo tempo, ele e alguns amigos decidiram se juntar e criar o programa de culinária “Te Ve Coquinaria”, no youtube. 

Leia mais:
Burguer Night do Casa 7 Gastronomia agora é de quinta a domingo
Jovem Cuiabana consegue aprovação dos jurados e está na próxima fase de reality culinário

O nome vem do primeiro livro de cozinha que se tem registro. Feito nos primeiros séculos depois de Cristo por Marcus Gavius Apicius, “De Re Coquinaria” significa “à respeito de culinária. “Resolvemos aproveitar o contexto e fizemos uma mudança do DE RE para TE VE, claramente. Então, tecnicamente, significa TeVe Culinária, mas tem um significado bem maior por trás”, explica Rodrigo, que tem o título do livro tatuado em seu braço direito.

O projeto do canal já tem mais de um ano, mas inicialmente a ideia era contratar profissionais para a edição, o que não deu certo. Neste ano, então, Rodrigo juntou seus amigos Túlio Dantas, que entende de marketing de internet, e Pedro Oliveira, que também gosta de cozinhar e trás o lado ‘cômico’ para o canal, e os três criaram o TeVe Coquinaria. Até agora, foram três vídeos entre receitas e dicas para cozinha.

“Nós já temos bastante material pronto, então vamos soltar nos próximos dias. Depois disso, pretendemos alimentar o canal uma ou duas vezes por semana”, comenta Rodrigo. Os três amigos têm o canal como um ‘side job’, já que tem outras ocupações. Rodrigo, por exemplo, faz jantares por encomenda, além de dar consultoria, fazer pães e tortas para vender e estar preparando um cardápio de sobremesas para a cidade.

O lado engraçado que os amigos quiseram dar ao canal foi pensando no público: “Existem muitas receitas na internet, então sabemos que se não tiver nada diferente ninguém assiste”, explica Rodrigo. Durante o vídeo, por exemplo, aparece uma foto de um passarinho e ele piando ao fundo: “Na verdade é que temos um passarinho aqui e não teríamos como tirá-lo do áudio. Então resolvemos abraçar a ideia e todo mundo adorou, vamos continuar com ele nos próximos vídeos”.

Assista ao primeiro vídeo do canal, com a receita de Panna Cotta:



História


Antes de ir estudar na Argentina, Rodrigo nunca tinha pensado em ser chef de cozinha. Em uma conversa, antes de decidir o que prestaria no vestibular, um amigo sugeriu gastronomia: “Eu não tenho nenhuma daquelas histórias de que ficava debruçado no balcão olhando a avó cozinhar. Mas depois que meu amigo sugeriu, eu fui pesquisar sobre a gastronomia e foi amor à primeira vista”, afirma.

O cuiabano já fez estágio no Mahalo e na Casa do Parque em Cuiabá e no restaurante Mocotó em São Paulo. Nos últimos tempos, pensou em abrir um Food Truck em Cuiabá, mas a ideia está estacionada. Seu grande plano para o futuro, no entanto, é abrir o próprio restaurante ou ser Chef em algum lugar onde possa exercer sua criatividade na cozinha.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet