Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

Filosofia Alemã

Curso de nova abordagem no ensino de música para crianças mostra aprendizado interdisciplinar pelo som e movimento

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Curso de nova abordagem no ensino de música para crianças mostra aprendizado interdisciplinar pelo som e movimento
Desenvolver habilidades físicas, mentais, de interação social e superação pessoal por meio de música e movimento. Encontrar o limite do que seu corpo e mente podem produzir juntos. Criar, improvisar, descobrir a si mesmo. Essas são algumas das propostas do curso “Música e Dança Elementar na Educação” baseado em um conceito pedagógico alemão de ensino musical para crianças, que foi realizado pelo Sesc Arsenal, em Cuiabá. Com Professores e Educadores como público alvo, o curso foi ministrado por duas palestrantes internacionais.

Leia mais:
Curso gratuito orienta novos escritores mato-grossenses a como tornar sua literatura rentável
Escritor que vende livros em Chapada já trabalhou em fábrica de armas nos EUA e na construção da transamazônica

Voltado para Professores e Educadores que buscam uma nova experiência no ensino de música para crianças, o curso que é baseado em um conceito pedagógico alemão, chegou a Cuiabá por meio de uma parceria entre a voluntária da Associação Orff Brasil (ABRAORFF) - responsável pela divulgação do conceito no Brasil - Mayumi Takai, em parceria com o Sesc Arsenal.

O conceito de ensino Orff-Schulwerk tem sua origem na obra musical do compositor alemão Carl Orff, que acreditava no desenvolvimento do aprendizado musical por meio da palavra falada e da dança. Acreditando nessa filosofia de ensino, as professoras Christa Coogan e Sofia López-Ibor trouxeram a Cuiabá um curso de 5 dias que como disseram é mais uma apresentação do método, por conta da brevidade.

Christa e Sofia comentam que ministrar o curso para profissionais é diferente do ensino da filosofia para crianças, pois os adultos precisam ser despertados para sua criança interior. “É mais difícil eles se entregarem ao momento sem racionalizar suas atitudes. Enquanto que os pequenos são mais expressivos”.

Sofia explica que a abordagem diferente de ensino proposta por Carl Orff pode ser colocada em prática, por exemplo, no auxílio à recuperação de crianças em hospitais. “Na Espanha há um projeto que funciona dentro de hospitais infantis e que utiliza da filosofia pedagógica Orff para ensinar música aos pacientes e assim auxiliar no tratamento deles”.

Elas explicam que o curso ministrado em Cuiabá foi mais uma informação do que uma formação no conceito pedagógico Orff, que pode ser aprofundado em instituições internacionais, já que cursos específicos da filosofia não são oferecidos no Brasil ainda.

Para aqueles que se interessaram pelo conceito pedagógico Orff e querem saber mais dos cursos promovidos no Brasil e no exterior, basta acessar o site da ABRAORFF
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet