Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

em cuiabá

Curso ensina a fazer pães com fermentação natural, técnica sem conservantes ou estabilizantes; Inscreva-se!

Foto: Reprodução

Curso ensina a fazer pães com fermentação natural, técnica sem conservantes ou estabilizantes; Inscreva-se!
Acontece no próximo dia quatro (sábado), no espaço gourmet da Sal Marketing Gastronômico, um workshop com o chef boulanger Lúcio Almeida. O curso vai ensinar a fazer pães com fermentação natural, começa às 08h da manhã e vai até as 14h.

Leia mais: Restaurante natural faz entregas de dietas saudáveis e personalizadas na sua casa; Conheça!

Segundo o proprietário da Sal Marketing, o fotógrafo e cozinheiro Thiago Suíço, este será o primeiro workshop realizado no local após a inauguração do Espaço Gourmet. Ele explica que existe no lugar uma cozinha completa que era utilizada apenas para as gravações e fotos, durante quatro dias na semana. “Então eu resolvi fazer esses workshops e achar utilidade para a cozinha nos outros dias”, explica.

Thiago conta que escolheu Lúcio para ministrar o curso porque “ele é a pessoa mais qualificada de Mato Grosso. Tem qualidade internacional”, ele comenta que, por isso, as pessoas não precisam ir para Itália ou França para achar um pão com qualidade.

Lúcio é formado em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo, e trabalha com panificação desde 2011. Tem especialização em padaria, confeitaria e viennoiserie na San Francisco Baking Institute, nos Estados Unidos. Atualmente, trabalha na Padaria do Moinho, em Cuiabá.

O workshop do dia 04 será focado em pães feitos com fermentação natural, “a diferença é que não utilizo melhoradores de farinha, que adicionam conservantes e estabilizantes”, explica Lúcio, “ao invés de utilizar esses produtos para desenvolver um pão melhor, utilizo técnicas diferentes junto a um fermento utilizado diariamente”, complementa.

“A durabilidade, sabor, textura e aromas se dão a partir desse fermento, em francês ‘levain’. O que mais se ganha é em sabor”, comenta Lúcio.

Segundo Thiago Suíço, “esses pães são diferenciados porque tem mais qualidade, você pode fazer pão para a semana inteira e colocar no congelador que eles não perdem a qualidade”.

A diferença está também na produção, já que a fermentação normalmente leva cerca de meia hora para acontecer, enquanto a fermentação natural pode levar o dia todo. “O Lúcio vai falar de três tipos de pães que usam essa fermentação natural, são eles a ciabatta, a focaccia e o fougasse”, comenta Thiago. Os três pães tem como base a água e a farinha.

Sal Marketing

Nos próximos meses a Sal Marketing vai promover outros workshops, como um com Hugo Rodas, chef do restaurante Seu Majó, falando sobre cozinha ítalo-brasileira. Thiago Suíço pretende também trazer um chef nacional no mês de novembro e fazer outros módulos do workshop de panificação.

Serviço

Curso de panificação com o chef Lúcio Roberto de Almeida
Quando: 4 de outubro (sábado)
Horário: das 8h às 14h
Local: Espaço gourmet da Sal Marketing Gastronômico (Endereço: Rua Miranda Reis, nº 500, sala 7, Bairro Poção, Cuiabá. Ao lado do Kumon e antes da frutaria Marília)
Telefone: (65) 8125-0252
Preço: R$180
Forma de pagamento: Dinheiro ou Pagseguro
Inscrições pelo telefone ou SITE.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet