Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Música

Dado faz show para lançar livro sobre trajetória na Legião Urbana

Foto: (Foto: Divulgação)

O músico Dado Villa-Lobos

O músico Dado Villa-Lobos

Ex-guitarrista da Legião Urbana, Dado Villa-Lobos volta a Brasília nesta sexta para lançar seu primeiro livro, que conta a trajetória dele ao lado da banda. O evento tem ainda um show com o músico acompanhado de um trio. O artista sobe ao palco do Venâncio Shopping às 19h. A entrada é franca.

Durante o show, Dado vai intercalar músicas de sua ex-banda e histórias sobre a criação das composições, como eram os ensaios, a relação com os outros integrantes e mais curiosidades. Após a exibição, ele recebe o público para sessão de autógrafos do livro e fotos.

Passados 19 anos desde a morte de Renato Russo, Dado Villa-Lobos lança o primeiro trabalho literário da carreira após encontro com o historiador Felipe Demier, que também participa da feitura do livro. A ideia surgiu dentro do campo de futebol, após a tradicional pelada de terça-feira.

"Sempre me interessei por história e suas várias narrativas acerca das transformações humanas no tempo e no espaço. No entanto, jamais havia imaginado contar minha própria história de vida – que se encontra, em grande parte, ligada à da música brasileira do período recente. No entanto, de um tempo para cá, decidi narrá-la", disse Dado.

Foi Demier quem sugeriu o registro das “memórias”. Inicialmente, o ex-Legião não topou, alegando não ser escritor. "Historiador, militante trotskista e interessado na minha trajetória de legionário, ele insistiu na ideia", afirmou o guitarrista.

Para fazer o livro, Dado contou também com a colaboração de outro histpriador, o professor da PUC do Rio de Janeiro Rômulo Mattos. "Levei em conta o complicado momento pelo qual estão passando aqueles que verdadeiramente participaram da história da Legião Urbana. Estabelecer a verdade sobre aquela parte das nossas vidas, sobre aqueles intensos dias, é fundamental para mostrar quem fomos, o que somos e, assim, nos ajudar a saber o que seremos."

O livro feito “a seis mãos” começou a surgir no final de 2012, quando o trio passou a registrar os depoimentos, lembranças e histórias narradas por Dado. "Foram noites às vezes exaustivas e também divertidas, verdadeiras sessões terapêuticas de quase regressão, onde o passado nem tão distante vem avassalador como antídoto ao efeito anestésico do tempo."

Show de lançamento do livro "Dado Villa-Lobos: memórias de um legionário"
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet