Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

mudanças

Debate reúne sociedade e secretaria na revisão de leis da "CPF da Cultura"

Foto: Lucas Ninno/Gcom-MT

Secretário de Cultura Leandro Carvalho

Secretário de Cultura Leandro Carvalho

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) começou a ouvir a sociedade sobre a proposta de revisão da legislação do chamado “CPF da Cultura”, sigla que abrange o Conselho Estadual de Cultura, o Plano Estadual de Cultura e o Fundo Estadual de Fomento à Cultura.

Leia mais:
MT Criativo inicia programação de cursos gratuitos sobre economia criativa nesta segunda-feira

A proposta é estabelecer uma lei própria para o Conselho Estadual de Cultura, desvinculando-o da legislação do Fundo de Fomento. Além disso, o órgão passa a ter representantes de oito segmentos culturais e de diferentes instituições, com autonomia para pensar e propor as políticas públicas do Estado.

O secretário Leandro Carvalho explicou que os encontros regionais são abertos e encoraja a participação de todos, especialmente dos profissionais do setor. “A revisão do marco legal da cultura integra o acordo de resultados firmado para os 100 primeiros dias de gestão. Criamos um grupo de trabalho com representantes da Sefaz, Seplan, PGE e da própria Secel para revisar a legislação existente e apresentar à sociedade uma alternativa que esteja alinhada com o plano de governo e com as atuais demandas do setor”, destacou o secretário.

Outra alteração relevante é no processo de avaliação dos projetos culturais apresentados pela sociedade. A Secel irá regulamentar o recebimento dos pedidos de financiamento via editais, e os projetos serão analisados por câmaras e grupos de trabalho formados por pessoas com notório saber na área. Após essa fase, os projetos recebem um parecer técnico e são encaminhados ao Conselho para homologação da melhor proposta.

Após o período de consulta pública, o documento passará por nova revisão, para enfim ser encaminhado à Assembleia Legislativa.

A programação das consultas públicas abrange diferentes regiões mato-grossenses. O primeiro encontro foi realizado nesta segunda-feira (13) em Nova Xavantina. Os próximos debates devem ocorrer em Sorriso (23.04), Cuiabá (06.05), Cáceres (19.05), Campo Novo do Parecis (20.05) e Rondonópolis (26.05).

Antigas e futuras medidas

O Plano Estadual da Cultura passou por revisão recentemente. Foi discutido com a classe cultural por meio de fóruns regionais. No processo de revisão atual, foi mantido o planejamento anterior, mas com acréscimo de metas e ações alinhadas ao plano de governo do Estado.

O Fundo Estadual de Cultura também sofrerá alteração significativa pelo novo texto, especialmente na forma de financiamento dos projetos culturais. A proposta é garantir a receita, conforme prevê a Constituição Federal, com vinculação de recursos à receita tributária líquida do Estado, e não por incentivo fiscal. Além disso, a aprovação dos projetos ocorrerá via editais, com avaliação técnica pelas câmaras e grupos de trabalho que atuarão em alinhamento com o Conselho Estadual.

Serviço

A proposta de revisão do Conselho Estadual de Cultura está disponível para download (clique aqui). Também é possível acessar a proposta de revisão do Fundo Estadual de Fomento à Cultura (clique aqui).

 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet