Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

Entrada Franca

Depois de apresentar-se na Alemanha e França, bailarina traz espetáculo "Rêverie" à Cuiabá

Foto: Vitor Vieira Fotografia

Depois de apresentar-se na Alemanha e França, bailarina traz espetáculo
Para aqueles que apreciam a arte da dança, a bailarina Morena Nascimento faz apresentação única do solo Rêverie no Teatro do Sesc Arsenal dia 29 de abril, às 20h. A entrada do espetáculo é gratuita e os ingressos podem ser retirados com uma hora de antecedência.

Leia mais:
Peça "Cuiabá dos meus amores" conquista o público com produção elaborada e pitadas de humor

De acordo com a assessoria, a estreia internacional de Rêverie ocorreu no final de 2013, na Alemanha. Já no Brasil, Morena estreou o solo no Sesc Belenzinho, em agosto de 2014. A partir daí, houve sessões em Minas Gerais, diversas cidades do interior de São Paulo, Pernambuco e Clermont-Ferrand (França), onde se apresentou no mês de dezembro em quatro sessões lotadas.
 
“Rêverie é um trabalho que fala diretamente ao coração das pessoas. Ele é instigador por trabalhar com cortes e colagens que causam uma sensação de descontinuidade no pensamento e imaginação do público”, contou Morena através da assessoria.


(Vitor Vieira Fotografia)

No espetáculo, quatro projetores de slides lançam focos coloridos de luz. Em cena, a bailarina veste figurino inspirado na Alemanha pós-guerra (saia cinza, blusa branca e sapato marrom). Flagrada em diferentes posições e expressões, com os cabelos molhados e soltos, ocupa variados espaços do palco.

Para maior efeito dramático, blackout (num jogo de revela-esconde). Como fotografias sobrepostas ou fotomontagem, ela reproduz sonhos e estados de espírito. “É ideal que Rêverie seja apresentado em locais onde possa haver proximidade entre mim e o público. Quero que as pessoas me ouçam quando eu precisar sussurrar algo e que se sintam como se estivessem dialogando comigo”, dosse a bailarina.
 
Idealizado por Morena, Rêverie foi criado em parceria com Carolina Bianchi. As duas também dividem a direção do espetáculo. “Não sabemos onde termina o trabalho de uma e começa o de outra”, comentou Carol. “O risco que existe quando dois artistas que trabalham com ferramentas diferentes se unem é muito interessante. Nós não precisávamos segregar as coisas. Essa união fazia borbulhar as possibilidades”.


(Foto: Eirc Gomes)

O título da obra sintetiza pontos importantes da criação. “Rêverie” é uma palavra francesa que faz sentido em outras línguas, já que é análoga no inglês e no alemão, exceto pela pronúncia e acento. Seu significado – “devaneio” – foi explorado exaustivamente pelas artistas.  

Oficina

Ao lado de Carolina Bianchi, que assina a dramaturgia do espetáculo, a bailarina concede, também gratuitamente, a Oficina Massa, workshop que experimenta, provoca, testa e desdobra os elementos cênicos de Rêverie.

Para participar, basta enviar e-mail para lconceicao@sescmatogrosso.com.br com nome completo, breve carta de intenção e telefone para confirmar a inscrição. A oficina acontece dias 28 e 29 de abril, das 9h até o meio dia.
 
Sobre Morena Nascimento

Morena Nascimento é bailarina e coreógrafa. Integrou de 2007 a 2009 o Tanztheater Wuppertal Pina Bausch, companhia com a qual continua contribuindo artisticamente como bailarina convidada. Recentemente atuou em filme de homenagem a Pina Bausch sob direção de Wim Wenders. A convite da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde graduou-se em 2001 no curso de Artes. Corporais, atuou como professora colaboradora do curso de graduação no Departamento de Artes Corporais, no período de agosto de 2010 a junho de 2011.


(Foto: Eric Gomes)

Recebeu o prêmio Klauss Vianna de Dança 2010, pela Funarte, para montagem de um novo espetáculo em parceria com o artista Kleber Damaso. Trabalhou com coreógrafos internacionais como Susanne Link (Alemanha), Mark Scieszkarek (Irlanda), Rodolfo Leoni (Brasil), Vera Mantero (Portugal) e Chikako Kaido (Japão). Cursou a Folkwang Hochschule, em Essen, Alemanha, de 2006 a 2008, sob supervisão de Dominique Mercy, Malou Airadou e Lutz Föster.
 
Criou, em 2006, Lady Marmelade, solo de dança estreado na Alemanha e posteriormente convidado para uma turnê em Baguio City, Filipinas. No Brasil, atuou em espetáculos dirigidos por José Possi Neto, Marcio Aurélio, Arto Lindsay, Guga Stroeter e Gisela Moreau. Dentre os coreógrafos brasileiros com quem trabalhou estão: Lara Pinheiro, Jorge Garcia, Ana Vitória, Holly Cavrell, Tuca Pinheiro e Dududde Hermann. Integrou o 1° Ato Grupo de Dança, de Belo Horizonte, sob direção de Suely Machado de 2001 a 2004. Neste período, desenvolveu coreografia de sua própria autoria com o elenco feminino deste mesmo grupo, resultando no trio “Horas de Um Desejo”.
 
Graduou-se no ano de 2001 no curso Artes Corporais da Unicamp. Em 1999, passou 3 meses na cidade de Nova York frequentando aulas de dança em importantes centros como Limón Institute, Alvin Ailey School, ZVI Gotheiner e Dance Space Center. Desde 2001 realiza seu trabalho autoral com diversas parcerias artísticas se apresentando nos principais festivais e eventos de dança do Brasil.
 
Entre seus principais trabalhos autorais estão: Clarabóia – 2010 (Parceria com Andréia Yonashiro), Um Diálogo entre Dança e Música - 2010 (Parceria com o pianista Benjamim Taubkin), Sexo, Amor e Outros Acidentes - 2004 (prêmio APCA 2005 de Melhor Criação e Interpretação); Quase Ela – 3 momentos de saudade - 2008 (espetáculo convidado pela Bienal Sesc de Dança 2009, posteriormente apresentado em outros palcos brasileiros); 2 em super 8 - 2003 (duo de dança em parceria com Fábio Dornas e Marcelo Poletto, que fez parte da programação do Rumos Itaú Cultural no ano 2004). Na música, Morena também realiza trabalhos em parcerias com os artistas Alexander Zekke (Paris, Moscou), Max Costa, Natália Mallo e Marcelo Poletto (todos de São Paulo).
 
Sobre Carolina Bianchi

Atriz, dramaturga e diretora. Formada pela Escola de Arte Dramática ECA-USP. Uma das fundadoras da Cia. dos Outros.Concebeu e realizou a dramaturgia dos últimos trabalhos do grupo: A Pior Banda do Mundo e Solos Impossíveis. Em A Pior Banda do Mundo trabalhou como atriz e dramaturga, além de dirigir em parceria com João Otávio. Em Corra Como um Coelho é atriz e colaboradora na dramaturgia. Assina também a dramaturgia e cocriação de Rêverie, solo da bailarina Morena Nascimento,que estreou em novembro de 2013 em Dusseldorff, Alemanha,no Festival que celebra os 40 anos da Cia. de Pina Baush.
 
Atua, dirige e realiza a dramaturgia de Solos Impossíveis, apresentado no Sesc Belenzinho em setembro de 2013 na programação de Performáticos, Inquietos e Radicais. Realizou a última edição do projeto Palavras Cruzadas na Oi Futuro no Rio de Janeiro, como performer e dramaturga, ao lado da cantora Silvia Machete e dos artistas visuais do coletivoOpavivará.
 
Atriz no espetáculo Peça Romântica Para um Teatro Fechado, dirigida e escrita pelo português Tiago Rodrigues - realizado no Festival DoisPontos/ Rio de Janeiro.Trabalhou como atriz no Teatro da Vertigem em A procura de Emprego e em Bom Retiro 958. Realizou parcerias com Cia. das Inutilezas (RJ) e Michel Melamed (RJ). Atuou com os grupos Lasnoias e Cia., Tablado de Arruar, além de diretores como Bete Dorgam, Dagoberto Feliz e Marco Antônio Pâmio. É colunista fixada revista eletrônica de literatura CAIS. Dirigiu o clipe da música Sintonia, da cantora Luana Carvalho.
 
Serviço

Espetáculo de dança “Rêverie”
Data: Quarta-feira (29)
Horário: às 20h
Local: Teatro do Sesc Arsenal
Entrada gratuita
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet