Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

elementos cuiabanos

Depois de estágio em restaurante de Alex Atala, Chef do Dom Sebastião inova cardápio

Foto: Isabela Mercuri / Olhar Conceito

Crispy de Maria Izabel com geleia de pimenta

Crispy de Maria Izabel com geleia de pimenta

Depois de passar uma semana conhecendo a fundo a cozinha do restaurante Dalva e Dito, em São Paulo, O Chef Paulo Vitor Lara Leite voltou a Cuiabá com diversas ideias para inovar a cozinha do Dom Sebastião.

Leia mais:
Dom Sebastião é indicado como um dos melhores restaurantes de Cuiabá pelo Guia 4 Rodas
Inauguração de nova unidade do Dom Sebastião tem carré de cordeio ao molho de figos como protagonista

Comandado por Alex Atala, Chef renomado também do restaurante D.O.M (três estrelas no Guia 4 Rodas), Dalva e Dito é um restaurante de alta gastronomia baseado na culinária brasileira. Paulo Vitor participou do dia-a-dia da equipe de cozinha, passando por todos as etapas de produção. Para ele, o que mais chamou a atenção foi a rapidez e eficiência no pré-preparo dos pratos.


Paulo Vitor e Alex Atala (Foto: Arquivo Pessoal)

“O Dalva e Dito é um restaurante onde muita gente quer estagiar, para entender como funciona uma cozinha daquele porte. Estavam ali comigo, por exemplo, um professor do Le Cordon Bleu do Peru, e todos são tratados da mesma forma”, contou Paulo. Durante seu estágio, a cada dia ele tinha uma missão é cumprir:

“Era uma pressão, porque o Chef mostrava uma ou duas vezes a receita, e a partir dali tínhamos que fazer sozinhos”. Um dos setores que ele trabalhou foi o de petiscos, de onde trouxe ideias para novas entradas para seu cardápio.

Paulo Vitor teve, ainda, o privilégio de trabalhar num domingo, sozinho com os Chefs Charles e Geovane: “Sempre foi um sonho estar ali e aprender com a logística e a produção. Em São Paulo a produção e a exigência são muito altos, e quero trazer esse padrão para cá”, explica.

Por sua experiência, Paulo vai promover mudanças físicas e de procedimentos: “Lá no Dalva funciona muito bem a hierarquia da cozinha, além das regras de, por exemplo, ‘sujou, limpou’”, comenta.

Na parte física, o Chef do Dom Sebastião pretende implantar uma cozinha somente para pré-preparo e aparelhos da alta gastronomia como o chiller (um aparelho de ultracongelamento para interromper o processo de cocção) e aparelhos especializados em sous vide (método de cozimento em que a carne é embalada à vácuo e colocada em água com temperatura controlada . Neste caso o tempo de cozimento é maior, mas a carne é cozida por inteiro e sem passar do ponto).

Cardápio

Baseado nas técnicas que aprendeu em seu estágio, mas trazendo elementos cuiabanos, o novo cardápio será lançado ainda na próxima semana no restaurante Dom Sebastião, para o jantar à la carte. Confira os pratos:

- Pasteis de pintado com camarão e carne seca com banana



- Canoa crocante de revirado cuiabano
- Crispy de Maria Izabel com geleia de pimenta



- Carne seca desfiada com farinha na manteiga de garrafa e vinagrete
- Milanesa de pintado com salada de batatas



- Paillard de mignon de sol com rosti de mandioca
- Espuma de manga com sorvete de côco



O Dom Sebastião

Comandado pelo Chef Paulo Vitor, o Dom Sebastião está na capital há oito anos e já passou por diversas mudanças em seu cardápio. Formado em turismo e estudante do 4° semestre de gastronomia da UNIC, Paulo já morou na Suíça e percorreu países da Europa. Além disso, elaborou e coordenou o desenvolvimento de três restaurantes em Mato Grosso.

Atualmente, Paulo é dono dos restaurantes Dom Sebastião na Av. São Sebastião e no Hotel Transamérica. Trabalhou com nomes importantes da gastronomia como Fernando Mack e, com seu trabalho, conseguiu uma indicação no Guia 4 Rodas 2015.

Alex Atala

Dono do 6ª melhor restaurante do mundo, D.O.M., o único do Brasil com duas estrelas no Guia Michelin, o Chef Alex Atala nasceu na Mooca. Já viajou a Europa pintando paredes na Bélgica, e por lá fez um curso de gastronomia e trabalhou em restaurantes também na França e na Itália.

Além do D.O.M., Alex também é Chef proprietário do restaurante Dalva e Dito. Inspirado na culinária brasileira, o estabelecimento serve caldinho de feijão com pimenta malagueta, , bolinhos de arroz, mini pastéis de vatapá, macarrão com feijão e lingüiça, rabada e carne-de-sol, além da famosa galinhada servida na Virada Cultural e do porco na lata com purê de batatas e pequi. Anexo ao restaurante funciona também um mercadinho que oferece pratos e ingredientes mais simples.

--

Serviço

O Dom Sebastião fica na Avenida São Sebastião, n°2937. Mais informações: (65) 3321-0007.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet