Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Comportamento

resultado

"Desafio do balde de gelo" gerou cerca de meio milhão de reais à Associação da ELA

Foto: Reprodução

Durante o mês passado diversos artistas nacionais e internacionais entraram no “desafio do balde de gelo”. O assunto já foi explicado aqui no Olhar Conceito. Mesmo depois de diversas reclamações de pessoas que o julgavam supérfluo, diversos anônimos entraram na brincadeira, compartilhando vídeos pelo whatsapp, facebook e youtube.

Leia mais: Designer de joias rifa relógio de grife para ajudar animais abandonados; Ajude!

O resultado, no Brasil, foi surpreendente. De acordo com a Associação Pró-Cura da ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), que reúne sete mil pessoas, as doações no Brasil, arrecadadas com o Desafio do Balde de Gelo, já ultrapassaram meio milhão de reais.

Além disso, a campanha aumentou em quase 40% o número de participantes no grupo de discussão sobre a doença no Brasil, e o tornou o mais buscado no Youtube. Como conseqüência, a população se conscientizou mais sobre o ELA e os cuidados especiais que os pacientes necessitam.

“Depois de 14 meses de trabalho, sem receber qualquer doação em dinheiro, com a campanha do Balde de Gelo a Pró-Cura recolheu mais de meio milhão de reais e a ELA ganhou uma visibilidade incrível no país”, afirma Jorge Abdalla, vice-presidente da Associação.

A Associação Pró-Cura da ELA busca dar assistência social aos pacientes e familiares da doença, além de desenvolver estudos e pesquisas científicas sobre o assunto e sobre doenças raras no geral. Eles buscam disseminar informações para que os pacientes sejam ajudados por suas famílias, cuidadores e profissionais que os tratam.

“Estamos mais do que satisfeitos com o resultado desta iniciativa. Além das arrecadações, acreditamos que conseguimos atingir o objetivo de propagar informações sobre a ELA, uma doença até então desconhecida por grande parte da população”, afirma Andreza Diaféria, diretora da Associação Pró-Cura da ELA.

Sobre a doença

A ELA ou Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença neurodegenerativa progressiva e fatal, caracterizada pela degeneração dos neurônios motores - as células do sistema nervoso central que controlam os movimentos voluntários dos músculos.
Cerca de 2.500 pessoas são diagnosticadas com ELA anualmente no Brasil. A incidência em nosso país, assim como nos EUA é de duas a quatro a cada 100 mil pessoas. A expectativa de vida desta doença é variável, e muitas pessoas vivem com qualidade de vida por cinco, dez e em alguns casos até vinte anos. Mais da metade dos pacientes vivem mais de três anos após o diagnóstico.

Quem ainda quiser colaborar com a Associação basta fazer um depósito na conta:

Banco Bradesco (237)
Agência: 2962-9
Conta corrente: 2988-2

Razão Social: Associação Pró-Cura da Esclerose Lateral Amiotrófica
CNPJ: 18.989.225/0001-88
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet