Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cinema

assista!

Documentário feito por aluno da UFMT homenageia Cuiabá mostrando realidade do Cururu e Siriri

Foto: Rafael Irineu

Documentário feito por aluno da UFMT homenageia Cuiabá mostrando realidade do Cururu e Siriri
Na semana do aniversário de Cuiabá, vimos diversas homenagens aos 296 anos do local. Eventos grandiosos, peças rememorando a história regional e mais de 90 eventos. Mas uma das homenagens, feita de forma mais humilde, mas com extremo cuidado, mostra um lado mais tradicional da cidade e está disponível para qualquer um, a qualquer momento.

Leia mais:

Peça "Cuiabá dos meus amores" conquista o público com produção elaborada e pitadas de humor

Trata-se do documentário "Cururu e Siriri - Tradição no Coração", realizado pelo fotógrafo e acadêmico da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Rafael Irineu. O vídeo de nove minutos está disponível no youtube e retoma as danças folclóricas Cururu e Siriri.

O título do documentário é uma referência ao nome do grupo, ‘’Grupo de Siriri e Cururu Coração Tradição Franciscano’’. Nas entrevistas, somos levados através dos relatos pela tradição que os pais tinham de passar o conhecimento da música e dança para os seus filhos.

Um dos remanescentes das danças folclóricas de Mato Grosso, o músico Benedito Nunes, participa do documentário e relata a sua história juntamente às práticas culturais do Estado. "É uma emoção muito grande, por lembrar o meu pai falecido, que me ensinou a tocar. Ele tocava nas festas dos pais dele. Eu era criança, mas sempre o acompanhava”, contou Nunes através da assessoria. Ele herdou a cultura do Cururu e do Siriri juntamente com o irmão.

O vídeo também aborda a realidade atual do Cururu e Siriri, dos grupos de danças e de como são realizados os eventos. 

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet