Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

bia iniciativa

Doe sangue e ganhe um desenho: A campanha de um ilustrador para aumentar doações

Foto: Reprodução / Pedro Capusso

Doe sangue e ganhe um desenho: A campanha de um ilustrador para aumentar doações
Um estudante de psicologia de São Paulo, e ilustrador de coração e hobby, teve uma ideia para incentivar as pessoas a doarem sangue. A promoção “Doe Sangue e ganhe um desenho” começou nessa terça (30), e vale para qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo, já que o desenho será enviado virtualmente.

Leia mais: Tv Conceito:Conheça o artista plástico que pinta a cultura cuiabana com claridade e cor

Pedro Capusso, dono da página “Capusso desenha” e autor da promoção, teve a ideia quando foi doar sangue e encontrou o posto de coleta vazio. “Até perguntei pra um enfermeiro se era sempre assim e ele me disse que a maioria do pessoal que doa, faz isso por uma pessoa específica, e não por doar mesmo”, explicou.

A associação deste fato com seus desenhos veio logo depois. Pedro lembrou que sempre ouvia as pessoas pedirem de “me desenha, me desenha”. Então, uniu o útil ao agradável: “essa campanha é como um "quer que eu te desenhe? Então pague com seu sangue! Hahahahahaha”, brinca o estudante.

Outro fato que motivou a promoção foi que sua página no Facebook atingiu 500 curtidas, e ele queria fazer algo para comemorar. “Primeiro eu só ia fazer um desenho pra comemorar, mas depois tive a idéia da campanha. Então a campanha ficou no lugar da comemoração”.

Quem quiser participar, deve tirar uma foto da carteirinha de doação, com o nome e a data em que o sangue foi doado para o email capussoamasangue@gmail.com. Além disso, é preciso enviar algumas fotos da pessoa que será desenhada.

“O limite só é atingido Quando minha mão cair de tanto desenhar ou quando o banco de sangue se afogar em doações”, explica Pedro. Quem quiser ver os desenhos pode ir naFAN PAGE “Capusso Desenha”.

Cuiabá


Para quem quer doar sangue em Cuiabá, o ônibus do hemocentro estará no estacionamento do Shopping Pantanal realizando coleta nesta quinta-feira (31), das 10h30 às 17h30. O objetivo é a manutenção dos estoques de bolsa de sangue do Estado.

Para doar sangue, a pessoa deve estar se sentindo bem, apresentar documento com foto válido, ter entre 16 e 69 anos, e peso igual ou superior a 51kg. Os candidatos à doação com idades entre 16 e 17 anos devem estar acompanhados por um responsável e a coleta deve ser autorizada por ele.

No dia da doação, o doador deve estar bem alimentado, evitando alimentos gordurosos quatro horas antes do procedimento. É preciso ter dormido ao menos 6 horas na noite anterior à doação, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e evitar fumar por pelo menos duas horas após a doação.

Ao doar sangue, são realizados gratuitamente os exames: tipo sanguíneo e fator RH; Hepatites B e C; HIV; Sífilis; Doença de Chagas; e HTLV I e II.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet