Olhar Conceito

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Gastronomia

revolução alimentar

EcoFeira traz produtos orgânicos todas às quartas-feiras na Casa Verde

Foto: Marianna Marimon

EcoFeira traz produtos orgânicos todas às quartas-feiras na Casa Verde
Uma revolução nos hábitos alimentares. Esta é a principal proposta da Casa Verde comandada pela chef naturalista, Nivalda dos Reis. E em sua batalha pela comida orgânica, agora, todas às quartas-feiras acontece a EcoFeira das 17h às 19h. Verduras e legumes plantados sem agrotóxicos, adubos químicos e irrigadas com água potável. Além disso, a ideia é que a feira possa incorporar outros produtos que sigam a linha orgânica ou artesanato regional, por exemplo. A primeira EcoFeira aconteceu ontem (5) e já começa a demarcar o seu espaço no cotidiano dos clientes, moradores, curiosos e preocupados com o corpo.

Leia também: Tchá com bolo: Provanza adota costume cuiabano em sua casa de chá todas as quartas; Veja fotos

As verduras e legumes foram trazidos por Egon Nord e sua família, a esposa Alessandra e as pequenas filhas Catarina e Janaína. A família mantém a Horta Terra Estrela que fica em Várzea Grande e são os principais fornecedores da Casa Verde.

A chef Nivalda afirma que este será o ‘agito orgânico’ para fazer circular pessoas, produtos naturais e ideias que possam contribuir para o crescimento humano. É uma batalha que Nivalda enfrenta todos os dias, afinal, precisa lutar contra a indústria dos alimentos. “As pessoas nem sabem que estão doentes, consumindo produtos sem vida”, observa.

A EcoFeira com produtos orgânicos deve suprir uma lacuna de mercado com relação a compra de alimentos saudáveis, e além disso, um chá e caldo serão oferecidos pela Casa Verde, e também os demais produtos a venda: canjica, bolos, sobremesas de frutas.

Egon Nord contou que sempre foi ligado à terra e por isso decidiu cursar agronomia na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), aonde aprendeu o manuseio e as técnicas agrícolas. Mas, o agricultor lamenta que sequer há uma matéria na universidade que ensine sobre a agricultura alternativa.



“Começamos a horta como uma opção de consumo, pois, estávamos em busca de uma alimentação mais saudável e aí escolhi trabalhar com a agricultura de orgânicos e já estamos comercializando há um ano e quatro meses”, contou.
O agrônomo também destaca que sua relação com a terra é da agricultura biodinâmica, pois considera a terra como ser vivo. Para manter o equilíbrio em sua horta, Egon utiliza preparados biodinâmicos que tem um efeito como a homeopatia para dar energia vital ao alimento.

A EcoFeira é mais um dos projetos empreendidos, Egon também salienta que possui proposta para que as escolas possam ir até a horta conhecer o processo de produção orgânica, e também um projeto de assistência em Poconé com 30 agricultores, cuja ideia é a longo prazo trabalhar para ter uma rede de produtos orgânicos, e tenta viabilizar o mesmo projeto em Tangará da Serra.

A Horta Terra Estrela também entrega kits semanais aos clientes. Mas, todas às quartas-feiras agora é certo: a Casa Verde oferece a EcoFeira aos consumidores.

A Casa Verde fica na Avenida São Sebastião, número 2293. Já a Horta fica na Rua São Gonçalo em Várzea Grande no Bairro Engordador. Acompanhe também pelo Facebook da Casa Verde, AQUI.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet