Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

renovação

Em ritmo de Carnaval: desintoxique o organismo com um dia a base apenas de líquidos

Foto: Reprodução

Em ritmo de Carnaval: desintoxique o organismo com um dia a base apenas de líquidos
Gordura, sal, açúcar, corante, conservantes, agrotóxicos, álcool... Não são poucas as toxinas que o nosso corpo recebe diariamente. E o fígado - órgão responsável por eliminá-las naturalmente -, claro, não dá conta da faxina completa. Resultado: diminuição da imunidade, menor absorção de nutrientes pelo organismo, desaceleração do metabolismo e... dificuldade para emagrecer. É nesse momento então que um detox se faz necessário.

Leia também: Curtindo o carnaval com saúde: Aprenda a fazer suco detox energizante

O que é a dieta

Com duração de um dia, a dieta de 1070 kcal consiste em substituir alimentos sólidos por seis sucos orgânicos, de 500 ml, preparados com frutas e verduras cultivadas sem pesticidas e fertilizantes.

O jeito certo de fazer


O consumo ao longo do dia deve ser regrado: a cada duas horas, uma bebida deve ser consumida. Começando às 9h e terminando às 19h. Nos intervalos, só é permitido beber água, se possível com limão, para manter o pH do sangue alcalino, ou seja, preparado para a absorção das vitaminas. No dia seguinte, o aconselhado é manter uma alimentação leve e saudável para garantir os resultados por mais tempo! Prefira frutas e legumes orgânicos, grãos integrais, carnes grelhadas e nada de açúcar.

Os ingredientes


1. Pepino, salsão, espinafre, salsinha, limão siciliano.

2. Água ionizada, limão siciliano, açaí em pó, pimenta caiena, stévia.

3. Pepino, gengibre, menta, maçã.

4. Cenoura, maçã, limão, gengibre, beterraba.

5. Água ionizada, framboesa, semente de chia, stévia.

6. Água ionizada, castanha de caju, extrato de baunilha, canela, stévia.

Benefícios proporcionados

A grande quantidade de líquido ingerida é certeira para reduzir inchaços. Prepare-se para ir muito ao banheiro! Quer mais? "Durante o dia do detox é possível ainda perder cerca de 1 kg. Mas ele pode ser facilmente recuperado se não for mantida uma dieta hipocalórica adequada para o organismo de cada pessoa nos dias seguintes", diz a nutricionista Roseli Ueno Ninomiya, de São Paulo. Por fim, o mais importante dos benefícios: acontece um aumento expressivo da capacidade do organismo de fixar nutrientes. "Por isso, é perfeito para quem vai começar um processo de cura", complementa a empresária Roberta.

Dicas da nutricionista

· O ideal é seguir a dieta por apenas um dia. Por se tratar de um cardápio pouco proteico, o funcionamento de alguns órgãos pode ficar comprometido a longo prazo, já que as células são formadas basicamente de proteínas.

· No dia do detox, evite fazer atividade física. O seu corpo estará sujeito a um quadro de hipoglicemia, por falta de carboidratos, e fraqueza muscular, devido à baixa ingestão de proteínas.

· Segunda-feira é o melhor dia da semana para desintoxicar, considerando os excessos alimentares cometidos no fim de semana.

· O detox não é recomendado para gestantes, mulheres no período de amamentação, idosos, pessoas cardíacas ou com problemas renais e diabéticos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet