Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Música

Nesta quarta!

Em turnê pelo estado, Orquestra Circolo Italiano homenageia Frank Sinatra e Edith Piaf em apresentação em Cuiabá

Foto: Edevilson Arneiro/Assessoria

Em turnê pelo estado, Orquestra Circolo Italiano homenageia Frank Sinatra e Edith Piaf em apresentação em Cuiabá
A noite de quarta-feira (02) será de romantismo e boemia no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros. A partir das 20h, a Orquestra Circolo Italiano sobe ao palco para um concerto lírico italiano, em homenagem aos 100 anos de nascimento das grandes vozes da música mundial, Frank Sinatra e Edith Piaf. A entrada é gratuita.

Leia mais:
Concerto lírico italiano traz tenores, pianista e quinteto de cordas para evento beneficente
Setembro Freire começa nesta terça com lançamento de livro; performance está na programação

O centenário de duas vozes tão marcantes para a música mundial deu origem a este concerto de homenagem. Com descendências italianas, Frank Sinatra e Edith Piaf serão lembrados pela orquestra, que teve sua primeira apresentação em 2006, em Barra do Garças, com o quinteto da Orquestra Sinfônica da Scala de Milão.

Em turnê que vai percorrer sete municípios mato-grossenses, a orquestra fez sua primeira apresentação em Rondonópolis, a segunda em Primavera do Leste e a terceira em Campo Verde. Cuiabá é a quarta cidade a receber o concerto. Também estão no roteiro de apresentações, as cidades de Nova Mutum no dia 4 e Lucas do Rio Verde no dia 6. O show de encerramento da turnê será em Alta Floresta, no dia 8 de setembro.

Para a apresentação em Cuiabá, está prevista a presença do embaixador da Itália no Brasil, Rafaelle Trombetta; do cônsul geral, Michele Pala, e do diretor do Instituto de Cultura Italiana no Brasil, Renato Poma.

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Ondanir Bortolini, Nininho (PR), disse que o sucesso do evento é uma prova de que Mato Grosso está no caminho certo de se tornar referência à cultura da Itália no Brasil.

“A presença em peso das pessoas nas apresentações demonstra a necessidade de se promover mais eventos desse nível em todo o estado”, destacou Nininho.

De acordo com um dos organizadores da turnê, Mário Buri, a proposta das autoridades italianas em Cuiabá é para selar uma parceria cultural entre os governos de Mato Grosso e da Itália.

“A ideia é fechar também uma parceria com a UFMT para o ensino da língua italiana, e posteriormente à realização de intercâmbio com estudantes desse idioma”, disse Buri.

Mário Buri destacou a boa receptividade do público nas três apresentações da orquestra, já realizadas no interior e também na última apresentação realizada em Cuiabá, em 2013, em parceria com a Orquestra da UFMT.

“O povo nos recebeu com muito entusiasmo. A orquestra foi aplaudida de pé. Por isso, vejo a necessidade de levar a cultura italiana a todas as cidades mato-grossenses. Na última apresentação em Cuiabá, levamos 20 mil pessoas ao show”, explicou Buri.

A orquestra está em turnê com três cantores líricos italianos, Cristian Di Gregorio, Marco Di Gregorio e Margherita Buri, além da pianista Denise Trintadue e o quinteto de cordas da Orquestra Sinfônica Jovem de Mato Grosso.

O evento está sendo promovido pela Associação Italiana de Barra do Garças, entidade sem fins lucrativos, com o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Para quem pretende assistir ao concerto, o teatro abrirá uma hora antes, as 19h e a entrada será por ordem de chegada, gratuitamente. O espetáculo se inicia as 20h.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet