Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Literatura

Contos do Mato

Encontro Nacional de Contadores de Histórias acontece esta semana em Cuiabá

Foto: Divulgação

Encontro Nacional de Contadores de Histórias acontece esta semana em Cuiabá
Nesta semana, Cuiabá será a sede da segunda edição do "Contos do Mato - Encontro Nacional de Contadores de histórias". O evento acontece entre os dia 1 e 3 de outubro e prestigia contadores de histórias de diferentes partes do país, trazendo para a cena mato-grossense a diversidade das narrativas, temas e técnicas.

Nesta edição, as apresentações acontecem no Sesc Arsenal, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Pantanal Shopping e Livraria Paulinas. Para os interessados, o evento é gratuito. As oficinas, no entanto, tem os preços entre R$20 e R$30 com certificação. A programação completa do evento pode ser acessada clicando AQUI

Leia mais: Outubro Rosa começa nesta semana com extensa programação; Saiba mais

Como estado sede das apresentações, Mato Grosso não poderia ficar sem representatividade no evento. Da capital, participam os atores Vinicius Rangel e Maurício Ricardo. Rangel é graduado em Comunicação Social e atua em sua própria Cia Teatral, a “Trupe do Rei”, montando espetáculos para crianças e ministrando oficinas para atores, não atores e Educadores. O ator Maurício Ricardo é fundador da Cia. Porrada de Teatro, com produções relevantes para a história do teatro em Mato Grosso. Também desempenha o trabalho de professor de Literatura e Artes em Cuiabá, tem formação em Letras, pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.

Do interior, a representatividade fica por conta do Teatro Experimental de Alta Floresta, do Grupo de Teatro Ogan e Wanderson Lana – Cia. Teatro Faces. O Teatro Experimental de Alta Floresta que completou 26 anos neste ano traz em sua bagagem traz mais de 30 espetáculos teatrais, contações de histórias, palestras, oficinas e outras atividades inerentes ao modo de fazer “teatro de grupo”. Já o Teatro Ogan, de Campo Novo do Parecis, desenvolve ações através do Ponto de Cultura Ninho do Sol, contribuindo para as diferentes vertentes do setor cultural. Por fim, Wanderson Lana – Cia Teatro Faces, representa a cidade de Primavera do Leste no evento. Lana é mestre em Estudos de Cultura Contemporânea pela UFMT, ator, escritor, diretor, dramaturgo e contador de histórias. Fundador da Cia Teatro Faces de Primavera do Leste. Já escreveu mais de 12 textos de teatro e um livro de contos.

De São Paulo, desembarcam os artistas Cristiano Gouveia, Thalita Passos, Elaine Sampaio e Priscila Harder. Cristiano é ator, músico, compositor e contador de histórias. Atuou no programa Quintal da Cultura, da TV Cultura, dentre outras atividades neste segmento. Já Priscila Harder, é contadora de histórias e arte-educadora, Diretora formada no curso de Artes Cênicas da USP e arte-educadora formada pela UNESP. É fundadora da Cia. Conto em Cantos, onde se dedica a arte de contar histórias desde 2005. Foi indicada em 2010 como Melhor Atriz ao Prêmio Coca-Cola/FEMSA de Teatro, com o espetáculo “Amazônia Adentro” da Cia. Conto em Cantos.  Thalita Passos e Elaine Sampaio, são membros do Grupo Mãos de Fada, que conta histórias em LIBRAS (língua brasileira de sinais) e em Língua Portuguesa, proporcionando ao espectador surdo ou ouvinte infinitas possibilidades de vivenciar as histórias de uma forma diferente. As atrizes narram que, a partir do reencontro com o mundo fantástico dos contos de fadas perceberam a importância de contribuir para o resgate dessa tradição e a divulgação da LIBRAS através dessa arte. 

Do Rio de Janeiro a atração ficará por conta do Grupo Mosaicos. Formado por atores, músicos e educadores interessados na arte de contar histórias, o grupo realiza seu trabalho em bibliotecas, livrarias, centros culturais, escolas, entre outros espaços, além de programas de rádio e televisão. Em 2012, montou seu primeiro espetáculo - Minotauro, Fábula Musical – fruto do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz. Por este espetáculo recebeu duas indicações ao Prêmio ZilkaSalaberry de Teatro infantil (Melhor música: Rudi Garrido e melhor atriz: Maria Coelho). 

O Ceará leva a Mato Grosso o ator Renê Rodrigues, que também é educador e contador de histórias. Renê atualmente trabalha como formador do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), no eixo de Literatura Infantil na função de Formador de Leitor e Amigos da Leitura na Secretaria Municipal de Educação de Aurora – Ceará. Também faz parte do Grupo Balaio de Histórias da região do Cariri Cearense e é estudantes de Letras pela Universidade Regional do Cariri – URCA.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet